Oficina sobre violência doméstica e estratégias de proteção ocorre nesta quinta-feira (30)
A palestra está com inscrições abertas, que devem ser feitas na abertura do evento, e é ofertada em parceria pela Secretaria da Mulher com o Laboratório de Estudos de Feminicídio da UEL, o LESFEM
Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), promove a oficina “Identificando Riscos e Construindo Estratégias de Proteção em Contextos Domésticos”. Essa atividade será conduzida pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), por meio do projeto de extensão “Feminicídios: Prevenção e Enfrentamento no Estado do Paraná”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A oficina vai ocorrer no auditório da SMPM, localizado na Rua Valparaíso, às 14h, e a inscrições podem ser feitas no local, de forma gratuita.
A palestra faz parte dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, uma campanha voltada à conscientização da população contra os tipos de violência contra a mulher, e será ministrada pela professora da UEL e coordenadora do LESFEM, Silvana Mariano.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, contou que as servidoras do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM) e Casa Abrigo Canto de Dália vão participar dessa oficina. “Nesse projeto, é atribuição da SMPM auxiliar na formação prática dos integrantes, por meio de cursos, palestras e eventos, sejam eles presenciais ou virtuais, que abordem a temática de violência de gênero. E a oficina desta quinta-feira (30) será um espaço para esse debate”, disse.
O público-alvo são mulheres que têm experiências pessoais de violência doméstica e familiar ou cuja atuação profissional englobe mulheres que foram vítimas dessas formas de violência. O objetivo é identificar os diferentes tipos de violência doméstica; discutir riscos associados a esse tipo de violência e desenvolver estratégias práticas de proteção e segurança das mulheres.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.