Destaques

Mural coletivo na Biblioteca da Zona Sul apresenta produções de oficina de colagem

A exibição de trabalhos desenvolvidos por alunos do Centro de Convivência Pestalozzi ficará disponível até o dia 15 de dezembro na sede da biblioteca

A Biblioteca Municipal Eugênia Monfranati, que fica na zona sul de Londrina, está exibindo um mural confeccionado por crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Convivência Pestalozzi. Os trabalhos resultam de uma atividade cultural realizada na própria biblioteca, no dia 16 de novembro. A mostra ficará disponível ao público em geral até o dia 15 de dezembro, com funcionamento das 8h às 16h30. O endereço é Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Ouro Branco.

O mural coletivo é fruto de oficina de colagem que teve a participação dos educandos Ana Clara Vidal, Maria Eduarda Vidal, Eloisa Vilma, Ana Clara Nascimento, Marielle Costa, Nicole da Silva, Maria Fernanda Félix, Ygor Augusto, Bárbara, Giselle Gemmi e Carla Casaca. Na ocasião, houve contação de histórias dos livros “A história da Jesuína” e “O Galo e a Avezinha da Cordilheira”, mediadas pela contadora de histórias e colagista, Gisele Gimmi Chiari.

Foto: Leticia Pires / divulgação

Logo após a narração, os alunos foram convidados a participar da oficina onde foram instigados a recriar as narrativas apresentadas pela contadora e, utilizando o recurso da colagem, prepararam um mural divertido e colorido.

A ação foi pensada a fim de estimular os participantes a questionarem quais cores, texturas e formas foram suscitadas pelas narrativas, buscando expressá-las por meio de uma poética própria em suas produções, com o intuito de desenvolver um trabalho multicolorido que expressasse o que eles vivenciaram durante a contação. “A importância da atividade está no processo de trabalhar a imaginação, representação e a criatividade na maneira como eles se apropriam do material para poder representar o que foi imaginado por meio da escuta”, contou a mediadora Gisele Gimmi Chiari.

Nessa atividade, os educandos utilizaram revistas e jornais velhos, tesouras sem ponta, cola branca ou de bastão, barbante, linha e lã coloridas, flores e folhas secas, embalagens de papel, papel kraft para o mural, papel A4 colorido.

Divulgação

De acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, as bibliotecas públicas têm por premissa exercer seu papel social, cultural e educativo na atual sociedade da informação onde, estas ações desenvolvidas se mostram de suma importância para a formação integral dessas crianças e adolescentes. “Essas ações são fundamentais para que a biblioteca exerça seu papel além de serem fundamentais, também, para a formação da criança, pois elas estão trabalhando o psíquico, cognitivo,  motor e o interacional com outras crianças”, ressaltou.

O Centro de Convivência Pestalozzi executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos mediante parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos