Concha Acústica recebe “Mamaço” neste sábado(16)

Ato público busca incentivar a doação de leite materno e contará com ônibus para cadastro de potencias doadores de sangue e órgãos
Apoiado pelo Comitê de Aleitamento Materno (Calma) da Secretaria Municipal de Saúde e outras entidades, a Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais de Londrina (na sigla em inglês BPW Londrina) realiza neste sábado (16), a partir das 9h, o ato público “Sou doadora de vida” em prol da doação de sangue, medula óssea e leite materno. Será na Concha Acústica, na Praça Primeiro de Maio. O evento ainda contará com um “Mamaço” realizado a partir das 10h, com apoio do Banco de Leite Humano de Londrina. O objetivo é sensibilizar a sociedade quanto à importância da amamentação, assim como combater o preconceito contra mães que amamentam em locais públicos. O comitê convida as mães pra que participem do “Mamaço”
O “Mamaço” também objetiva fazer com que mães que tenham sobra de leite materno façam o cadastro para doação desse leite. Segundo a coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, quando uma mãe doa seu leite, ela está doando vida. “O leite materno é rico em anticorpos e substâncias nutritivas cruciais para sobrevivência de recém-nascidos em estado mais crítico.”
De acordo com uma das fundadoras do Banco de Leite Humano, Márcia Benvenuto, a entidade necessita aproximadamente do dobro da quantidade de doações atuais. “São cerca de 200 litros por mês arrecadados atualmente, e essa demanda é para suprir os casos de primeira urgência, aqueles de bebês prematuros ou de baixo peso ainda nas UTI’s neonatais.”
Durante o ato haverá depoimentos de pessoas que já fizeram algum tipo de doação e também de pessoas que tiveram suas vidas salvas graças a algum doador. Nos intervalos serão realizadas apresentações de bandas locais, grupos de rap e capoeira. Além disso, haverá a presença das Embaixadoras da Solidariedade, apresentadoras de TV que se disponibilizaram para participar do ato público.
Doação de sangue
Já a ação “Sou doadora de vida”, que é realizada há três anos pela BPW, nesta edição contará com o slogan “Você mulher que nasceu para doar vida, faça com que sua família seja também doadora”. A atividade disponibilizará um ônibus equipado para receber pessoas que queiram fazer doação de sangue, bem como o cadastro para doação de órgãos, medula óssea, entre outros. Segundo a presidente da BPW, Neuzita Baggio Vieira, a ação visa não só o recebimento de doações de sangue, mas a conscientização das pessoas de que é necessário doar periodicamente.
O ato público de doações tem o apoio 17ª Regional de Saúde através da COPOTT- Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes em Londrina, Comitê de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde do Município de Londrina, Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina; Unidade de Transplantes de Medula Óssea e Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina; Centro de Educação Profissional “Mater Ter Admirábilis”, Escola de Técnico de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina; SESC regional Londrina, ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina e SESI regional Londrina.




