Projeto Toda Quinta Tem História faz especial de Natal neste mês de dezembro
O livro “O Cordeirinho Manco” é o escolhido para a contação e resgata a tradição cristã natalina; os encontros também terão uma oficina natalina para confecção de enfeites

Nesta quinta-feira (7), o projeto Toda Quinta tem História inicia uma nova programação especial de Natal, às 9h30, na Biblioteca Ramal Vila Nova – “Padre Adelino de Carli” (rua Purus, 45, Vila Nova). O livro trabalhado no mês será “O Cordeirinho Manco”, de Max Lucado, escritor e pastor evangélico norte-americano.
A contação terá uma segunda etapa, ainda no dia 7, às 14h30, na Biblioteca Especializada Infantil (Praça 1º de Maio, 110, Centro). Já na quinta-feira (14) da semana que vem, a ação terá início às 9h30, também na Biblioteca Infantil. No mesmo dia, às 14h30, o encontro será na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na rua Ângelo Gaiotto, s/n, Jd. Santa Rita I, região oeste.
De acordo com a professora da rede municipal de ensino de Londrina e mediadora do projeto, Renata Suzue, o livro da vez resgata a tradição cristã de comemorar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, que independente da religião, faz parte da herança da cultura popular brasileira. “Este é um conto muito interessante e bonito, focado na história de um cordeiro com deficiência na pata que descobre seu próprio valor. O motivo da escolha desta obra foi porque modernizaram tanto o Natal e suas comemorações que pouco se pergunta de sua origem”, disse.
Outra atração dos encontros, além da contação do livro, é que haverá também uma oficina natalina para a confecção de enfeites natalinos. Suzue pede para que as pessoas interessadas em participar da oficina tragam retalhos de papel colorido, cordões e feltro para contribuir na oficina. A atividade possui limite de 20 vagas e é possível se inscrever pelo telefone (43) 3371-6603.
Além do especial de Natal do projeto Toda Quinta Tem História, de acordo com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Leda Araújo, outras atividades natalinas serão realizadas durante o mês. “Teremos oficina de cartões para crianças e familiares e um café da manhã natalino para os idosos que participam das atividades na biblioteca. Nós mantemos o mesmo público nessas semanas. Entre o Natal e o Ano Novo diminui, já que algumas pessoas viajam, mas durante a segunda semana de janeiro, que é período de férias, a presença aumenta consideravelmente”, disse.
Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina