Cidade

Bibliotecas municipais suspendem atendimentos para capacitação de servidores

Os servidores estão fazendo o curso da Brigada Escolar para prevenção de incêndio e orientações sobre primeiros socorros; bibliotecas não funcionam nos dias 5, 6 e 11 de dezembro

Todas as bibliotecas públicas municipais de Londrina não terão expediente nesta terça-feira (5), quarta-feira (6) e também no dia 11 de dezembro, próxima segunda-feira. A suspensão temporária nos atendimentos é necessária para que os servidores que atuam nestas unidades possam participar do curso da “Brigada Escolar – Prevenção de Incêndio”, que inclui ensinamentos de primeiros socorros e cujo objetivo é capacitá-los para eventuais ocorrências visando garantir a segurança no ambiente de trabalho. As atividades têm como sede o Centro de Formação da Guarda Municipal, localizado na rua Pedro Colomera, em frente ao nº 70, entrada dos fundos, Jardim San Izidro, região leste.

Foto: Divulgação

Participam do curso todos os funcionários da Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, que receberão orientações de forma teórica e prática, incluindo conteúdos acessados on-line pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Prefeitura de Londrina. Ao todo, serão 40 horas de duração.

Este curso é o mesmo de que os professores e servidores da rede municipal de ensino vêm participando, e os servidores da biblioteca são contemplados por também atenderem crianças em suas ações educacionais cotidianas.

A iniciativa da Brigada Escolar é realizada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO) da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), o Corpo de Bombeiros, servidores brigadistas da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Defesa Social, via Defesa Civil e Guarda Municipal.

Foto: Divulgação

A capacitação é desenvolvida para que estes equipamentos públicos possam ter um plano de evacuação, por meio do qual todos os servidores saibam como proceder em caso de incêndio. Tal prática possibilita aperfeiçoar o planejamento para que, em uma situação de emergência, todas as pessoas consigam sair da unidade rapidamente e em segurança. É necessária, ainda, para que os bombeiros certifiquem os prédios públicos municipais.

Outra parte do curso é voltada a demonstrar, passo a passo, técnicas de primeiros socorros para serem utilizados em casos de engasgos, desmaios, epilepsia, hipertermia, hipotermia, febre alta e outras situações.

Para a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, o curso, realizado anualmente, é imprescindível para que todas as bibliotecas municipais estejam preparadas em princípios de incêndios e eventuais necessidades de prestação de socorros iniciais a quem precisar. Ela é uma das participantes da capacitação e frisou que as atividades são produtivas, garantindo uma experiência valiosa de participação. “Nós, que trabalhamos com o atendimento ao público, incluindo muitas crianças, e temos um grande número de leitores utilizando as bibliotecas diariamente, precisamos dessas orientações e temos que estar atualizados sobre como agir quando houver necessidade”, comentou.

Compõem o sistema de bibliotecas as unidades Biblioteca do CEU, Biblioteca do Museu de Arte (fechada para reforma), Biblioteca Infantil, Biblioteca Lupércio Luppi (Zona Norte), Biblioteca Municipal de Londrina (Centro), Biblioteca Ramal Vila Nova (Professor Padre Adelino de Carli), Biblioteca Eugênia Monfranati (Zona Sul) e Biblioteca do Professor (dentro da Biblioteca Central). Mais informações e detalhes podem ser acessados clicando aqui.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos