Prefeitura implanta projetos para avançar na educação
Para atender os 40.375 alunos da Rede Municipal de Ensino o Município conta com 3.756 professores
Desde o início da gestão Kireeff, a educação tem sido uma das prioridades e isto pode ser percebido através dos novos projetos implantados na Secretaria Municipal de Educação. De 2013 para cá, foram sistematizadas diversas ações que visam melhorar a qualidade do ensino infantil e fundamental.
Hoje, a Rede Municipal de Ensino tem 8.856 crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil e Centros de Educação Infantil; 2.753 alunos na última etapa da educação infantil; 28 mil matriculados no 1° ao 5° ano e 766 na Educação de Jovens e Adultos. No total são 40.375 alunos na rede municipal de ensino.
Para atendê-los com uma educação cada vez melhor há 672 professores nos CMEIS e outros 3.084 trabalhando no ensino fundamental, totalizando 3.756 professores na rede pública municipal, além daqueles profissionais que atuam nas unidades filantrópicas de educação infantil (CEIs).
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A primeira ação implantada em Londrina durante a administração Kireeff foi o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2013. O PNAIC é uma ação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os municípios e visa mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores e escolas e também no apoio pedagógico, com a utilização de materiais didáticos de alta qualidade, beneficiando assim o processo de ensino e aprendizagem de todas as crianças.
A meta do município com a implantação deste plano é alfabetizar 100% das crianças com até oito anos de idade. Atualmente, todos os 624 professores dos 1°, 2° e 3° anos, inclusive da zona rural, estão participando desta capacitação. A formação deles é de 160 horas e beneficiará diretamente 15.213 alunos.
Programa de Recuperação de Alunos com Distorção
Além de investir na alfabetização dos alunos, a Secretaria de Educação busca diminuir a defasagem existente entre idade e série dos alunos. Para isso, tem investido em ações específicas para a realidade de cada escola. “São medidas pontuais que visam orientar professores e supervisores para que executem atividades diferenciadas, que poderão acontecer no contraturno escolar ou na forma de recuperação paralela com os alunos que apresentam maiores dificuldades, ou ainda, em alguns casos, avaliação com uma equipe de apoio especializado para encaminhamentos necessários”, explicou a secretária de Educação, Janet Thomas.
De acordo com a Gerente de Ensino Fundamental, Viviane Barbosa, a intenção é garantir que as crianças evoluam e que o sucesso na aprendizagem possa aproximá-las cada vez mais da série correspondente à sua idade.
Projeto de Inglês “Londrina Global”
Outra iniciativa que visa melhorar a educação das crianças de Londrina é o projeto inglês “Londrina Global”, por meio do qual a Secretaria pretende ensinar a língua inglesa aos estudantes. No momento, o “Londrina Global” está em 60% das escolas municipais e atende cerca de 14 mil alunos. De acordo com Janet Thomas, o objetivo é atender 100% das crianças da rede municipal até 2016.
Para isso, uma vez ao mês, está sendo realizada a formação continuada de professores de inglês. Assim, os profissionais podem trocar experiências e realizar estudo de práticas de ensino e inovar na maneira de ensinar o idioma às crianças. A formação é feita em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do projeto de pesquisa e extensão “Desenvolvimento de Atividade de Ensino de Inglês para Crianças” (DAEIC), do qual 45 professores fazem parte.
A ideia do projeto foi elaborada coletivamente por representantes da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, da UEL, da Secretaria de Educação de Rolândia e representantes do Núcleo Regional de Educação de Londrina. Com todas estas ações, a Secretaria de Educação pretende melhorar cada vez mais a educação das crianças da rede municipal de ensino de Londrina.




