Destaques

Calma recebe honraria da Câmara Municipal

calma.aleitamento.ARQUIVO.2

Entidade é referência nacional por ações no universo do aleitamento materno

Pelas atividades realizadas ao longo de seus 20 anos de existência, o Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno (Calma) vai receber o Diploma de Reconhecimento Público da Câmara Municipal de Vereadores de Londrina. A honraria é uma iniciativa da vereadora Sandra Graça e foi aprovada por meio do requerimento nº 832/2014 em fevereiro deste ano. A solenidade será amanhã (26), às 18h, na Sala de Sessões da Câmara (rua Governador Parigot de Souza, 145).

O Comitê tem o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Ao trabalhar para aumentar os índices de amamentação, de acordo com a coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, o Calma contribui para o desenvolvimento da cidade ao propiciar a queda dos índices de mortalidade infantil.

 

Comitê é referência nacional

O Calma foi convidado pelo Ministério da Saúde, em 2007, para participar da criação e implantação nacional da Rede Amamenta Brasil. “Foi uma experiência única, gratificante, que oportunizou uma maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos localmente, colocando Londrina como destaque no cenário nacional”, declarou Lilian.

 

Trabalhos de destaque feitos pelo Comitê ao longe desses 20 anos devem ser lembrados. Por exemplo, quando sediou o Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em 1997, com a participação de mais de mil profissionais de várias regiões do Brasil. Também, a realização do Simpósio de Aleitamento Materno que já está em sua 9ª edição.

 

A entidade foi criada pela Secretaria Municipal de Saúde em setembro de 1994 e instituída pelo decreto nº 245, em 19 de abril de 1995. Os atuais integrantes são: Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina – Departamento de Pediatria, Unifil – Cursos de Enfermagem e de Nutrição, Hospital Mater Dei, Hospital Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Araucária, Unopar – Curso de Nutrição, 17ª Regional de Saúde, Pastoral da Criança, Instituto Federal do Paraná, Unimed, Deleite, Secretarias Municipais de Saúde de Cambé e Rolândia. 

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos