Destaques

Conselho dos Direitos da Mulher dá posse aos novos conselheiros

Conselho da Mulher

Um dos objetivos do órgão é aumentar a participação feminina na esfera pública. Londrina é pioneira no campo dos direitos das mulheres

A gestão 2014/2016 do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher inicia as suas atividades nesta sexta-feira (29), com a posse das conselheiras e conselheiros eleitos na VIII Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada nos dias 18 e 19 de julho de 2014. A solenidade será às 10h, no gabinete do prefeito.

O conselho possui 26 membros titulares e igual número de suplentes. Dentre os titulares, 12 são membros do poder público municipal, provenientes da Câmara e das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Idoso, Planejamento, Políticas para as Mulheres e Saúde. Os outros 14 membros representam várias organizações da sociedade civil que defendem os direitos das mulheres e de outros segmentos.

Na primeira reunião após a posse do órgão, é eleita a Mesa Diretora, que compreende presidente, vice-presidente, secretária e vice-secretária.

Vanguarda

Londrina foi uma das primeiras cidades do Brasil a contemplar os direitos da mulher no âmbito da administração municipal. “A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres foi criada em 1993, antes mesmo da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal.Nós somos referência no Brasil para muitas outras entidades”, disse a Secretária da Mulher, Sônia Medeiros.

O Conselho dos Direitos da Mulher iniciou suas atividades em 1998, tendo sido criado por meio da lei municipal 7562/98. Entre as funções do órgão encontram-se cooperar com organizações governamentais e não-governamentais no sentido de ampliar a participação política da mulher na sociedade; defender os direitos da mulher; participar da rede de enfrentamento da violência contra a mulher e outras iniciativas. “O Conselho visa garantir a representatividade de diversos segmentos sociais e garantir ações que interferem direta ou indiretamente na vida das mulheres. Além disso, realizamos campanhas pelos direitos da mulher e recebemos denúncias de violações de direitos”, explicou a vice-presidente do órgão durante a gestão 2012/2014, Elaine Galvão.

As ações são realizadas em parceria com outras entidades tais como universidades, órgãos estaduais e Ministério Público. “O Conselho apoia as ações da Secretaria da Mulher que considera positivas e participa efetivamente da gestão municipal”, explicou Sônia Medeiros.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos