Destaques

Prefeito empossa novos conselheiros

posse conselho da mulher

 

Londrina foi uma das primeiras cidades do Brasil a contemplar os direitos da mulher no âmbito da administração municipal

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, deu posse na manhã de hoje (29) aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito e contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros; da juíza da Vara Maria da Penha, Zilda Romera; da promotora do Ministério Público, Suzana Lacerda; da representante da sociedade civil, Rosalina Batista, além de vereadores e convidados.

Os 26 novos conselheiros atuarão na gestão 2014-2016. Eles foram eleitos na VIII Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada em julho deste ano, e contam com suplentes em número igual de vagas. Os conselheiros têm como desafio para a próxima gestão, a busca por cooperação com organizações governamentais e não-governamentais no sentido de ampliar a participação política da mulher na sociedade; defender os direitos da mulher; participar da rede de enfrentamento da violência contra a mulher e outras iniciativas.

posse conselho da mulherDurante a solenidade, Sônia Medeiros explicou que Londrina é uma cidade pioneira na busca pela garantia dos direitos das mulheres, visto que foi uma das primeiras cidades a contar com uma coordenadoria especial para este público. “A consciência pelos direitos da mulher cresceu muito nos últimos anos, mas temos que continuar nossa busca por estabelecer mais políticas públicas. Desde quando assumi o cargo de secretária municipal tenho aprendido muito com os conselheiros, que são parceiros nessa nossa luta”, disse.

Kireeff: aumentar atendimento à mulher

Já o prefeito falou a respeito da ampliação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. “A Secretaria da Mulher tem um entendimento de causa sobre como construir políticas públicas, que talvez outras secretarias não tenham. Temos que avançar em outras áreas e gostaríamos que a Secretaria ampliasse a sua abrangência e se encarregasse de dar os passos iniciais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. A gente quer empoderar a Secretaria de Políticas para as Mulheres e não diminuí-la, como outros governantes já tentaram”, ressaltou Kireeff.

Para a juíza da 6ª Vara de Londrina, a Vara Maria da Penha, Zilda Romera, é importante que se reúnam representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Ministério Público, Judiciário e da sociedade civil para discutir as políticas para as mulheres. “Isso significa que estamos imbuídos numa única tarefa de fazer políticas públicas para atender as nossas mulheres, crianças e idosos. É competência da 6ª Vara combater a violência doméstica e familiar e testemunhamos no dia a dia as sequelas desses maus-tratos que ainda acontecem. Por isso, é importante investirmos unidos na implementação de mais políticas públicas para as mulheres. É uma forma de combater essas sequelas.”

Pioneirismo de Londrina

posse conselho mulher Londrina foi uma das primeiras cidades do Brasil a contemplar os direitos da mulher no âmbito da administração municipal. “A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres foi criada em 1993, antes mesmo da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal.Nós somos referência no Brasil para muitas outras entidades”, disse a secretária Sônia Medeiros.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher iniciou suas atividades em 1998, tendo sido criado por meio da lei municipal 7.562/98. As ações são realizadas em parceria com outras entidades tais como universidades, órgãos estaduais e Ministério Público. “O Conselho apoia as ações da Secretaria da Mulher que considera positivas e participa efetivamente da gestão municipal”, explicou Sônia Medeiros.

 

Fotos: N.com

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos