Cidadão

Calma recebe Diploma de Reconhecimento Público da Câmara Municipal

Honraria valoriza o trabalho da entidade que promove ações de aleitamento materno há 20 anos

 

O Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno (Calma) será homenageado pela Câmara de Vereadores de Londrina com o recebimento do Diploma de Reconhecimento Público, uma retribuição à entidade pelas atividades que esta desenvolve em prol do município. A sessão solene será realizada nesta quinta-feira (4), às 16h30, na Sala das Sessões da Câmara Municipal (rua Governador Parigot de Souza, 145).

A vereadora Sandra Graça foi a proponente da iniciativa aprovada pelo requerimento nº 832/2014, em fevereiro deste ano. A entrega do diploma tem o objetivo de enaltecer as ações do Comitê, que existe há 20 anos e atua para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município. Segundo a coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, ao trabalhar para aumentar os índices de amamentação o Calma contribui para o desenvolvimento de Londrina fazendo reduzir a mortalidade infantil na região.

Calma é referência no Brasil

Em 2007, o Comitê recebeu convite do Ministério da Saúde para participar da criação e implantação nacional da Rede Amamenta Brasil. “Foi uma experiência única, gratificante, que oportunizou uma maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos localmente, colocando Londrina como destaque no cenário nacional”, declarou Lilian.

A entidade desenvolveu trabalhos relevantes ao longo de sua existência. Um deles foi sediar o Encontro Nacional de Aleitamento Materno, em 1997. Na ocasião, participaram do evento mais de mil profissionais de várias localidades do país. Outra atividade importante é a realização do Simpósio de Aleitamento Materno, que já está em sua 9ª edição. O Calma também promove, constantemente, encontros e ações de conscientização como palestras, oficinas e debates abordando temas que integram o universo do aleitamento materno.

A entidade foi criada pela Secretaria Municipal de Saúde em setembro de 1994 e instituída pelo decreto nº 245, em 19 de abril de 1995. Os atuais integrantes são: secretarias municipais de Saúde, Educação e Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina – Departamento de Pediatria, Unifil – Cursos de Enfermagem e de Nutrição, Hospital Mater Dei, Hospital Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Araucária, Unopar – Curso de Nutrição, 17ª Regional de Saúde, Pastoral da Criança, Instituto Federal do Paraná, Unimed, Deleite, Secretarias Municipais de Saúde de Cambé e Rolândia.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos