Jogos Escolares da Juventude começam hoje
Os maiores medalhistas do Brasil prestigiaram hoje a entrevista coletiva do prefeito
Alexandre Kireeff e do diretor geral dos Jogos Escolares, Edgar Hubner
As atividades dos Jogos Escolares da Juventude já estão acontecendo em Londrina. A coletiva de imprensa realizada hoje (4) na parte da manhã na Unopar do Piza, reuniu atletas olímpicos que serão embaixadores nos Jogos, como Hugo Oyama e Natália Falavigna, o diretor geral do evento, Edgar Hubner e o prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, que recepcionou os atletas e deu as boas vindas a toda equipe do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A cerimônia oficial de abertura dos Jogos é às 17h no Moringão com entrada gratuita.
O prefeito de Londrina ressaltou a importância de receber os Jogos. “É um momento de muita alegria, pois o evento vem ao encontro do que a nossa administração acredita muito, que é o esporte enquanto ferramenta de transformação social, como forma de melhorar a qualidade de vida. Os Jogos têm a força para ser um marco para a cidade e validar toda essa idéia. Agradeço o exemplo de organização que o COB está dando, a equipe da Fundação de Esportes e a Prefeitura como um todo, que se empenhou muito para a realização evento. Que sejam os melhores Jogos da história.”
Kireeff também destacou a movimentação econômica que o evento trouxe para a cidade. “Só na parte da hospedagem são mais de 25 mil diárias de hotel, temos também toda a estrutura que o COB montou. A parte de alimentação, por exemplo. Visitei o Centro de Eventos e conheci cerca de 50 cozinheiras londrinenses que estão trabalhando nos Jogos. Isso é só um exemplo de como são gerados empregos. São milhares de pessoas envolvidas. Toda a rede de serviços da cidade deve ser beneficiada.”
O diretor geral dos Jogos, Edgar Hubner, também lembrou de toda a equipe envolvida nos Jogos. “São mais de 1.200 pessoas trabalhando, temos os árbitros, motoristas, pessoal da área médica, voluntários. São profissionais que estão dando todo o suporte para a realização dos Jogos.”
Hubner também falou da trajetória dos jogos e seu legado. “Mais de dois milhões de atletas/alunos iniciaram na competição e agora os vencedores estão em Londrina para a fase final. São cerca de 1.300 escolas representadas por esses quase quatro mil atletas.”
De acordo com Hubner, em dez anos de Jogos Escolares da Juventude, muitos atletas já foram revelados. “O projeto Jogos Escolares da Juventude tem dado excelentes resultados. Dos 98 atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude na China, 54 passaram pelos Jogos Escolares. Isso é muito satisfatório e traz muito orgulho para quem participa do projeto.”
O maratonista Vanderlei Cordeiro é um dos embaixadores do evento. “Nós vamos ver aqui em Londrina os futuros campeões brasileiros. O esporte começa na escola, precisamos oferecer as oportunidades às crianças. Esse evento é uma ação única. Muitos que vão competir tem o sonho de serem atletas olímpicos e nossa torcida é para que eles consigam.”
Junto de Luciano Pagliarini do ciclismo e de Elizangela Oliveira do vôlei, a taekwondista Natalia Falavigna é uma das embaixadoras do COB que é da cidade de Londrina. “Fiz toda minha carreira aqui, cheguei a todas essas conquistas com profissionais daqui e estou muito feliz em participar dessa edição dos Jogos em Londrina. Os atletas precisam investir em suas carreiras e acreditar nos seus sonhos. Com apoio eles têm tudo para se desenvolverem e chegar aos seus objetivos.”
Foto: N.Com