Cidadão

Calma recebe homenagem na Câmara Municipal

Entidade recebeu o Diploma de Reconhecimento Público pelas atividades de aleitamento materno realizadas no município

 

CalmaDiplomaLJPPelos 20 anos de trabalhos desenvolvidos em Londrina, o Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno (Calma) recebeu na tarde de hoje (4) um Diploma de Reconhecimento Público da Câmara de Vereadores de Londrina. A solenidade foi realizada na Sala das Sessões da Câmara e reuniu o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, a enfermeira e diretora superintendente do Hospital Universitário de Londrina, Elizabeth Silva Ursi e a vereadora e autora da homenagem, Sandra Graça, que entregou o diploma a Lilian Poli de Castro, enfermeira e coordenadora do Calma.

El Kadri parabenizou a entidade e enfatizou a importância das ações permanentes realizadas no município. “Com imensa alegria estamos aqui vendo esta homenagem para um trabalho tão belo que é feito pelo Calma, atividades importantes reconhecidas nacionalmente e que contribuem para melhorar a qualidade da saúde infantil”.

Proponente da iniciativa de entrega do diploma, Sandra Graça lembrou o surgimento do Comitê, em 1994, e afirmou que o trabalho desenvolvido por todos os membros é muitas vezes silencioso, porém, louvável e de extrema relevância para a cidade. “É uma homenagem merecida a um grande esforço semeado pelo Calma com ações que devem ser multiplicadas e renovadas para melhorar ainda mais a qualidade de vida de mães e filhos de nossa região”, disse.

“É uma honra receber este reconhecimento público que dá credibilidade e aumenta a responsabilidade do Comitê. Nossa atuação serve para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no município e ajuda no desenvolvimento de Londrina, contribuindo decisivamente na redução da mortalidade infantil”, afirmou Lilian Poli de Castro. Ela mencionou conquistas marcantes da entidade, como em 2007, quando o Calma recebeu convite do Ministério da Saúde para participar da criação e implantação nacional da Rede Amamenta Brasil. Citou, também, trabalhos relevantes como ter sediado, em 1997, o Encontro Nacional de Aleitamento Materno, ocasião em que participaram mais de mil profissionais de várias localidades do país.

CalmaDiplomaLJ2PSobre o Calma

A entidade foi criada pela Secretaria Municipal de Saúde em setembro de 1994 e instituída pelo decreto nº 245, em 19 de abril de 1995. Atualmente, 18 instituições integram o Calma: secretarias municipais de Saúde, Educação e Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina – Departamento de Pediatria, Unifil – Cursos de Enfermagem e de Nutrição, Hospital Mater Dei, Hospital Infantil, Universidade Estadual de Londrina, Hospital Evangélico, Hospital Araucária, Unopar – Curso de Nutrição, 17ª Regional de Saúde, Pastoral da Criança, Instituto Federal do Paraná, Unimed, Deleite, secretarias municipais de Saúde de Cambé e Rolândia.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos