Notificações de dengue apresentam queda
Ritmo de propagação dos casos está baixo. No entanto, ações contra o Aedes aegypti prosseguem
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje (5) os dados atualizados referentes aos casos de dengue no município. Londrina registrou 1.439 casos positivos de dengue, outros 4.694 foram descartados e 624 aguardam os resultados dos exames.
A gerente de Vigilância Ambiental, Mirna Germiniano, explica que o ritmo de propagação dos casos vem desacelerando significativamente. “A ausência de chuvas contínuas afeta a reprodução do mosquito. Além disso, ainda estamos colhendo os resultados do mutirão realizado em maio”, diz. A ação coletiva ajudou a chamar a atenção da população. “Houve uma maior conscientização das pessoas, principalmente nos pontos estratégicos como ferros-velhos e recicladoras”, conta Mirna.
Ações rotineiras
Mesmo com dados mostrando a redução nos índices, o trabalho rotineiro da Secretaria Municipal de Saúde prossegue. As principais ações são realizadas pelos agentes de endemias, que seguem visitando imóveis, onde eliminam os focos do inseto, utilizando-se de equipamentos como o nebulizador UBV costal. Além disso, os agentes realizam ações de conscientização com a população. ”Mesmo com a melhora, é preciso manter os cuidados básicos, pois o vírus continua em circulação”, explica a gerente de vigilância ambiental.
Outra ação importante é o bloqueio mecânico. Este procedimento é realizado quando um caso de dengue é confirmado. Então, todos os imóveis situados em um raio de 300 metros ao redor da residência do paciente são vistoriados e os criadouros são removidos.
Foto: N.Com