Servidores municipais recebem certificado de capacitação em Libras
Curso tem como finalidade promover a acessibilidade e qualificar o atendimento ao deficiente auditivo
A Prefeitura de Londrina encerrou hoje (8), no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), a temporada anual de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Doze profissionais, de diferentes secretarias e órgãos da administração, receberam o certificado pela realização do curso, iniciado em março, nos níveis básico e intermediário. As aulas foram coordenadas pelas professoras Cleusa Camargo de Oliveira e Jane Bastos Alves, do Instituto Londrinense de Educação de Surdos (Iles). O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos com o apoio do Sindserv e já formou 108 pessoas.
“Parabenizo a todos que estão se formando hoje. É uma grande satisfação ver o resultado deste trabalho de capacitação, espero que ele continue e possa ser sempre bem aplicado no atendimento aos cidadãos”, disse Luciana Gusmão, diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Recursos Humanos. A professora Cleusa Camargo agradeceu aos alunos utilizando a linguagem de sinais, sendo traduzida por Jane Bastos Alves. “Obrigado por terem continuado e não desistido do curso, é muito importante o que estão fazendo, eles (deficientes auditivos) precisam de vocês, portanto, não parem e sigam se dedicando com essa mesma intensidade.”
O presidente do Sindserv, Marcelo Urbaneja, e o assessor de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com
Deficiência da prefeitura, Almir Escatambulo, fizeram a entrega dos certificados. “Fico feliz em ver essas turmas se formando. É uma maneira de estar ajudando o poder público a melhorar e uma forma de inclusão social a pessoas com deficiência, afirmou Escatambulo. Antes da entrega, os alunos fizeram uma apresentação musical, interpretando uma canção com a linguagem de sinais.
O curso de capacitação em Libras teve início em 2010, quando ainda havia apenas o módulo básico. Em 2011, foi implementado o nível intermediário. Incluindo os servidores capacitados este ano, já se formaram, ao todo, 108 pessoas das secretarias de Assistência, Obras, Ippul, Procon, Gestão Publica, Recursos Humanos, Ambiente, Cultura, Defesa, Educação, Política para as Mulheres, Saúde, Secretaria de Trabalho Emprego e Renda.
Servidores consideram experiência positiva
Para a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Virginia Bernardino, que concluiu o nível intermediário, a realização do curso foi valiosa no sentido de proporcionar um aprendizado de uma nova linguagem de comunicação. “É muito interessante, pois nos ajuda a lidar com as pessoas adequadamente, a entender a cultura dos surdos e a forma como eles se relacionam, além de compreender as dificuldades que eles têm, de um modo geral, para se comunicar com os ouvintes. É isso que me motiva a continuar estudando”, contou.
O guarda municipal da secretaria de Defesa Social, Amauri Vilas Boas, fez o curso básico e considera que os novos conhecimentos serão importantes para a função que desempenha. “Como o nosso trabalho envolve contato direto com a população, incluindo pessoas com a condição de deficiente auditivo, é bom que haja alguém na corporação com entendimento dessa linguagem para poder se comunicar melhor, dirimir quaisquer dúvidas ou evitar mal-entendidos”, disse Vilas Boas, que pretende continuar estudando no próximo nível.
Fotos: Luiz Jacobs




