Destaques

Prefeitura recebe visita de estudantes japoneses

EstudanteJapao

Prosseguem os esforços de aproximação com as cidades-irmãs de Londrina; Universitários estudam na universidade de Meio, na província de Okinawa

EstudanteJapaoO prefeito em exercício, Guto Bellusci, recebeu hoje (8) a visita de estudantes japoneses vindos da cidade de Nago, na província de Okinawa. Os jovens estudam na universidade de Meio, e vieram a Londrina para celebrar os laços de amizade entre os dois municípios, que são cidades-irmãs desde 1998. Além dos universitários de Meio, a solenidade contou com a presença de estudantes japoneses que fazem intercâmbio na Universidade Estadual de Londrina (UEL); do vereador Roberto Kanashiro; da primeira nissei nascida em Londrina, Estela Okabayashi Fuzii e do presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Ricardo Origassa.

Bellusci recepcionou os visitantes com um discurso de boas-vindas, que foi interpretado pelo chefe da delegação da universidade, o professor Junji Sumie, que leciona e faz pesquisas nas áreas – entre outras – de Língua Portuguesa e História do Brasil. O prefeito iniciou desejando boas-vindas aos estudantes, relembrou sua visita a Okinawa, elogiou a cultura e o nível de desenvolvimento da sociedade japonesa, frisou os laços existentes entre as cidades de Nago e Londrina e ressaltou a disposição de aprofundar as relações entre os municípios, especialmente nos campos comercial, turístico e profissional.  

Após as palavras do chefe do Executivo londrinense, seguiu-se a apresentação dos alunos visitantes. Todos falaram em português. Havia alunos provenientes de diversas cidades como Hiroshima, Nagasaki, Okayama, Iwate, Kagoshima, Totori e Tokushima. Alguns deles são membros do clube da Língua Portuguesa da universidade de Meio. Os estudantes estavam acompanhados da professora de espanhol Natsuki Uehara.

Estudantes japonesesEm seguida, os estudantes japoneses que realizam intercâmbio na UEL também se apresentaram e comentaram sobre os aspectos que mais apreciam da cultura brasileira. Entre as respostas, estavam: “arroz e feijão”, “festas e cerveja”, “mandioca” e “pastéis de banana com canela”. Depois das apresentações, seguiu-se a troca de presentes. Os alunos ofereceram a Bellusci uma bolsa, uma agenda, um caderno e uma lapiseira, todos com estampas japonesas. O prefeito retribuiu com um boné e uma camisa do Londrina Esporte Clube, além de livros sobre a cidade. Em nome da Câmara de Vereadores, o vereador Roberto Kanashiro também deu as boas-vindas aos visitantes e expressou o desejo de estreitar relações com a cidade de Nago.

 

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos