Unidades de saúde comemoram o Natal com a comunidade
UBSs do Marabá e CAPS III promoveram festas natalinas com os usuários dos serviços; a UBS do Cabo Frio fez distribuição de doces e brinquedos na comunidade

As comunidades do Centro de Atenção Psicossocial 24h (CAPS III) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Marabá puderam participar das comemorações de Natal promovidas por suas unidades. A UBS do Cabo Frio levou a festa até as casas dos usuários, realizando distribuição de doces e brinquedos pelas ruas dos bairros atendidos pela unidade.

A comunidade que procurou atendimento da UBS do Marabá pôde participar da festa natalina realizada ontem (21) pelos funcionários da unidade. A festa contou com pipoca, algodão doce e cama elástica. O Papai Noel também esteve presente, distribuindo brinquedos e doces para as crianças. Os presentes de Natal entregues durante a festa foram arrecadados durante o ano todo através dos funcionários da unidade.

A agente comunitária de saúde, Sandra Regina Couto Oliveira, funcionária da UBS Marabá há 9 anos, mobiliza essa festa natalina há 8 anos. “Eu gosto do meu trabalho e também dessa parte social, então eu decidi unir o útil ao agradável e começar a fazer esse trabalho aqui na UBS. É uma sensação muito boa, eu me sinto gratificada e realizada por fazer esta ação. É lindo ver o brilho nos olhos das crianças quando elas recebem os brinquedos e doces”, disse.
O Papai Noel também esteve presente na comemoração natalina do CAPS III, ontem (21), que realizou uma manhã de atividades com os usuários do serviço e seus familiares. Na ocasião, foi feita distribuição de lembranças, apresentações culturais, e foi servido um almoço. Todos os pacientes produziram presentes artesanais nas sessões de terapia ocupacional e, durante a festa, foi feito um amigo secreto entre os usuários do serviço para a troca desses presentes.

A assistente social e coordenadora do CAPS III, Juliana Peres Moreira Barato, explica porque esses momentos são importantes para os usuários do serviço. “Nós sempre fazemos momentos especiais em datas comemorativas, porque dentro da proposta de ressocialização e de reabilitação os eventos são muitos importantes para os pacientes interagirem, receberem e dar afeto, ter esse momento de troca e de celebração. Ter uma refeição preparada, e que muitas vezes não existe no ambiente familiar, é gratificante porque aqui é como se fosse uma extensão da casa deles. E dentro da proposta terapêutica é essencial esses momentos de celebração e acolhimento”, contou a coordenadora.

Hoje (22), foi a vez da UBS Cabo Frio levar a alegria do Natal para a comunidade da região norte. Os funcionários da unidade fizeram a arrecadação de cerca de 200 brinquedos e kits de doces, que foram distribuídos diretamente na comunidade. Utilizando um carro, a equipe percorreu as áreas periféricas do bairro usando roupas e gorros natalinos e entregando os itens arrecadados.
A agente comunitária de saúde, Deise Aparecida de Sena Biasi, que já participa dessa ação da UBS há mais de cinco anos, contou que é muito gratificante participar desta iniciativa. ” As crianças ficam tão felizes e nos contam que elas ganharam exatamente aquilo que elas queriam. O nosso coração fica muito feliz e amamos fazer isso”, relatou Deise.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, acompanhou todas as atividades e enfatizou a importância da humanização promovida pelas unidades nestas ações. “Eu não perco a oportunidade de dizer o quão capacitada nossa equipe de saúde é, mas cada vez mais percebemos o quão humanizada essa equipe também é. Essas ações são promovidas, em sua maioria, por iniciativa dos próprios servidores, que se reúnem para arrecadar os doces e brinquedos. Tudo isso para poder levar às crianças um pouco de amor e alegria no Natal, o que faz toda a diferença. Participamos das realizações de várias unidades de saúde, nas quais conseguimos promover saúde, que é nosso principal motivo, assim como fortalecer vínculos e a proximidade com as pessoas e famílias dos bairros. Isso é muito gratificante”, destacou o secretário.