Literatura, sociologia e pedagogia na programação do Londrix desta quinta-feira (11)
Festival também oferece contação de histórias, performance e lançamento de livros, entre outras atrações; Londrix conta com patrocínio do Promic
A programação do Londrix, desta quinta-feira (11), começa às 10h00, com Sarauzinho no Centro Cultural Sesi/AML. Haverá outra sessão do evento às 15h00, no mesmo local.
A tarde inicia com a oficina “Versos Fantásticos”, que será ministrada por Valdir Grandini no Cemitério de Automóveis. O evento tem como foco as pedagogias da cultura ou arte-educativas, que se baseiam nos potenciais expressivos das linguagens artísticas, aliadas a conceitos de educação onde o aluno tem papel de protagonista. A participação é gratuita, e a oficina será realizada das 14h00 às 18h00.
A partir das 18h00, no mesmo local, o Café das Letras traz lançamentos e bate-papos com autores. O tema desta quinta-feira é a sociologia, com mediação de Marília Israel. Sobre o tema, serão lançados os livros “As persistentes desigualdades brasileiras como temas para o ensino médio”; e “As desigualdades e suas múltiplas formas de expressão”, de Ângela Maria de Souza Lima e outras autoras.
O debate da noite, que acontecerá às 20h00, também no Cemitério de Automóveis, recebe a filósofa e escritora Marcia Tiburi. Em um bate-papo com Ronie Péterson, Tiburi falará sobre as reflexões que a literatura contemporânea é capaz de oferecer e suas interferências no cotidiano. Trafegando entre a filosofia e a ficção, suas provocações investigam a capacidade da prosa e da poesia de criar formas reveladoras de pensamento. Marcia Tiburi é doutora em filosofia, com diversos livros e ensaios publicados. Como escritora, publicou 4 romances, entre eles “Era Meu Esse Rosto”.
Logo depois, no encerramento da noite, o festival oferece a performance “Entre Anjos e Flores”, de Leandro Benevides. O evento traz ao palco questionamentos sobre o comportamento da sociedade contemporânea, mostrando a ligação entre o humano e o divino por meio do amor.
O Londrix está entre os projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Conta com apoio da Universidade Estadual de Londrina, que contribui fornecendo curadores para o festival, alocando espaços para a realização de eventos (como debates e venda de livros locais) e ajudando na organização da campanha “Leia Londrina”.




