Calçadão recebe novos paraciclos
Estruturas estão nos cruzamentos com as ruas Hugo Cabral, Pernambuco e João Cândido. Cada uma possui 10 vagas
Os paraciclos – que têm previsão de entrega para este final de semana – são estruturas metálicas que servem para que ciclistas prendam suas bicicletas com cadeado de segurança próprio. A construção dessas estruturas no calçadão de Londrina trará mais segurança e organização à região que tem grandes fluxos de pedestres e ciclistas.
Diferente dos bicicletários convencionais, que são estruturas fechadas que servem para guardar as bicicletas, os paraciclos são dispositivos instalados ao ar livre, em local de fácil acesso. De acordo com a gerente de trânsito do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Cristiane Biazzono Dutra, a construção dessas estruturas foi planejada de modo a facilitar a vida de pessoas que utilizam a bicicleta para se locomoverem.
“O calçadão tem uma restrição ao ciclista passar pedalando, isso é a lei federal do Código de Trânsito Brasileiro. Porém, ele pode vir pelas vias transversais pedalando, no mesmo sentido de tráfego, descer da bicicleta e ir desmontado até o paraciclo, construído estrategicamente próximo ao cruzamento do calçadão com as ruas Hugo Cabral, Pernambuco e João Cândido”, esclarece Cristiane.
As obras são compostas de 3 conjuntos de paraciclos, em que cada um irá comportar 10 bicicletas disponibilizando um total de 30 vagas. A construção foi oferecida por um colégio particular da região como medida mitigadora.
Medidas Mitigadoras
Medidas mitigadoras são ações que o empresário faz para minimizar o impacto gerado pelo empreendimento, seja no meio ambiente, no aspecto sonoro e visual da cidade e também por conta dos deslocamentos de veículos motorizados que ele atrai para a região onde se instala.




