Secretaria do Idoso participa de ação pela paz
Compaz e Londrina Pazeando também participam da atividade que integra o projeto “Respeito:compartilhe essa ideia”
Na próxima sexta-feira(19), a Secretaria Municipal do Idoso vai participar de uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Paz, celebrado no dia 21 de setembro. O trabalho integra o projeto “Respeito: compartilhe essa ideia”, desenvolvido pelo Colégio Estadual Professora Lúcia Barros Lisboa. Serão feitos três momentos, às 9h30, 15h e 20h30 para que os estudantes dos três períodos possam participar. A unidade escolar está localizada na rua Araci de Almeida, 30, no conjunto Manoel Gonçalves 2,na região norte de Londrina.
A ação vai contar, nos três períodos, com a participação da Organização Não Governamental Londrina Pazeando e Conselho Municipal de Cultura de Paz que estarão disseminando a cultura de paz para os estudantes. De acordo com o coordenador do Movimento Londrina Pazeando e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), Luis Claudio Galhardi, destacou que os valores humanos precisam ser trabalhados dentro das escolas, e cultura de paz é trabalhar valores humanos.
Nos períodos da manhã e tarde, também estará presente a gerente de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso, Fabia Melhado Bera. Ela vai participar destacando o respeito ao idoso. Ela contou que é importante incentivar a prevenção à violência e estimular os jovens para que respeitem os idosos.
Além das falas sobre paz e respeito, os estudantes estarão apresentando textos sobre paz, músicas, jogral e também farão uma mostra de alguns esportes. De acordo com os organizadores, o esporte foi introduzido a pedido dos próprios estudantes que reivindicam o respeito a determinados esportes, como o skate e também o respeito às meninas que praticam futebol.
Trabalhos
Neste bimestre os professores foram convidados a trabalhar junto a seus conteúdos específicos os temas respeito e paz. Os docentes puderam escolher as turmas, os tipos de trabalhos e aliaram com outros temas como idosos, meio ambiente, racismo, diversidade, entre outros. O objetivo foi fomentar a reflexão sobre a importância do respeito e como isso gera paz. Alguns trabalhos estarão expostos no dia 19.
História
O projeto “Respeito: compartilhe essa ideia” começou a ser desenvolvido no ano passado nas aulas de Filosofia, quando se discutia ética, nas turmas do segundo ano do ensino médio. Paralelo a isso, os agentes educacionais da escola estavam promovendo um trabalho para que os estudantes cuidassem das salas. As duas ações foram fundidas tornando-se um só projeto, que atualmente busca envolver todos os estudantes, equipe pedagógica, funcionários e professores.
Uma das turmas que iniciou o projeto, neste ano, foi convidada a organizar o dia 19. Eles buscaram as atrações culturais no próprio colégio, vão cuidar do som, da estrutura, entre outras coisas. De acordo com o diretor da escola, Claudio Henrique de Almeida, o projeto é contínuo e é fundamental a participação de todos. “Trabalhar com o tema respeito, ou com paz, não é algo que tenha fim. Todos os dias temos que estar falando sobre o assunto, incentivando. Alguns estudantes já aderiram ao respeito como fundamental à convivência, mas é um caminho longo e estamos apenas começando.”
Foto: N.Com




