Educação tem novo Sistema de Gestão de Informações
Ferramenta irá unificar dados, padronizar informações e gerar relatórios digitais instantâneos, antes produzidos manualmente
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), desenvolveu uma nova ferramenta para modernizar e aprimorar as atividades da Secretaria Municipal de Educação. O Sistema de Gestão de Informações (SGI) vai otimizar a eficiência dos trabalhos prestados, facilitando a comunicação interna, integrando dados e reduzindo o grande volume de planilhas e relatórios gerados diariamente pelos setores da Secretaria.
O sistema, cuja primeira fase do projeto está em fase final, possibilitará às diretorias, gerências e secretarias de escolas um canal único de consulta e atualização de dados, onde todos poderão visualizar e gerar relatórios instantâneos, antes produzidos manualmente. Tudo digital e com interface web, o que significa, também, economia de tempo. O projeto foi iniciado pelo setor de Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV (GRDS IV) e teve a orientação e acompanhamento da secretária de Educação Janet Elizabeth Thomas e sua equipe, que juntos apontaram as principais necessidades.
Segundo Janet, o SGI Educação representa um forte avanço para a administração. “Com este sistema iniciamos o processo de modernização e informatização da Secretaria de Educação. A implementação da nova ferramenta vai melhorar as atividades e facilitar a própria gestão, pois tudo fica mais ágil, baseado em mecanismos concretos e eficazes”, afirmou. Desde março, toda a Secretaria tem se envolvido e colaborado para a realização do projeto, participando ativamente na validação dos dados e regras do sistema.
Cadastro de alunos mais ágil
Um dos módulos do novo sistema já foi apresentado, ontem (17), às diretoras e secretárias das escolas municipais. Trata-se do cadastro de alunos do 1º ano, que recebeu novo visual e novas adequações, tudo para facilitar o preenchimento, agilizando o atendimento aos pais e responsáveis. O cadastramento será feito de 22 a 30 de setembro, nas secretarias das escolas municipais de Londrina.
Serviços escolares online
Na próxima segunda-feira (22) também será apresentada uma nova solução. É um formulário para solicitação de serviços de manutenção escolar online, que agilizará o atendimento às demandas de carpintaria, pintura, hidráulica, entre outras atendidas pela Gerência de Infraestrutura. Essas solicitações, até então, eram feitas por meio físico via comunicação interna, algumas delas entregues em mãos, o que dificultava o atendimento, gerando circulação desnecessária de papel. Além disso, não havia o acompanhamento pelo solicitante, que hoje poderá acessar a fila de atendimento. O formulário será disponibilizado na Intranet da Prefeitura.