Prefeitura homenageia escolas com destaque no Ideb
Londrina apareceu com 12 pontos percentuais acima da média nacional na avaliação
Na manhã de hoje (18), o prefeito em exercício, Guto Bellusci, e a secretária de Educação, Janet Thomas, entregaram um computador para a sala de professores e um DVD para uso com alunos para cada uma das 11 escolas municipais que obtiveram destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A solenidade foi no gabinete do prefeito.
A Escola Municipal Neman Sahyun ganhou também um notebook por ser a instituição com o maior índice de Londrina. Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontam as escolas municipais de Londrina com uma média final de 6,4%, doze pontos percentuais acima da média nacional, que é de 5,2%.
A relação inclui as escolas que tiveram nota superior a 7,5 e as que conseguiram crescer 30% na nota em relação à última pesquisa. A meta da rede municipal de ensino era atingir o índice de 5,7 pontos. É considerado o tempo que o aluno leva para concluir o 5º ano, além das notas das disciplinas de português e matemática nesse período.
Durante a solenidade, Guto Bellusci agradeceu professores, funcionários e pais de alunos e proferiu palavras de incentivo às crianças. Disse, ainda, que essa melhora faz parte das intenções da atual gestão, que pretende deixar Londrina uma cidade melhor para se viver. “Para mim é muito importante falar sobre educação, porque venho de uma família de professores. Tudo o que fazemos é pensando no futuro, em daqui a 15, 20, 30 anos. E aos poucos estamos conquistando com excelência as condições de ensino. Queremos deixar uma cidade melhor, onde seja bom de viver. Sabemos que Londrina passou por um período em que não houve crescimento. Mas o processo de recuperação é um processo de muitos anos e estamos nesse caminho. Londrina está recuperando seu papel de liderança no cenário nacional”.
Presente à cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores, Rony Alves, que é professor, também se emocionou ao cumprimentar alunos, professores e pais de alunos.
Notas de primeiro mundo
De acordo com a secretária de Educação, 10% das escolas municipais londrinenses tiveram uma média acima de 7,5 no Ideb. “Nós achamos isto muito bom, porque são notas de primeiro mundo e tornam-se um modelo para outras escolas. Através da análise dessas escolas podemos ver o que deu certo para que possamos melhorar e que ano que vem possamos ter mais escolas nestas condições”.
Janet também explicou que diversos fatores levam à melhoria da educação no município. “O gestor é muito importante, porque aquele que foca em solução e não em problema consegue um resultado muito maior. Outro fator é a participação dos pais nas escolas auxiliando seus filhos, sendo parceiros das gestoras e gestores e manter sempre as equipes unidas são fatores muito claros que levam à obtenção desses índices”, esclareceu.
Para a diretora da Escola Municipal Neman Sahyun, Wandreia Gomes Oliveira, foi o planejamento e a equipe unida que fizeram com que a sua escola obtivesse o maior índice do Ideb em Londrina, pelo segundo ano consecutivo. “Um bom planejamento, uma equipe unida, professores com autoestima, pais participantes e muito serviço são importantes para melhorar a educação. Sabemos que sempre dá para fazermos melhor e vamos continuar nos esforçando para isso. Vamos continuar trabalhando bastante, fazendo uma autoanálise, vamos sentar com a equipe e ver o que pode melhorar”.
Das 11 unidades escolares londrinenses que foram homenageadas hoje, oito tiveram média final acima de 7,5, índice próximo ao de escolas de países desenvolvidos como Finlândia e Coréia do Sul, segundo Janet. Outras três instituições aparecem na lista por terem conseguido aumentar o rendimento em mais de 30%, em comparação ao último levantamento do Ideb. Também foram convidados para a cerimônia gestores escolares, supervisores, auxiliares de supervisão, Associações de Pais e Mestres (APMs) e Conselhos Escolares dessas unidades, bem como alunos das mesmas.
Fotos: N.com