Cidade

Servidores apresentam trabalho em Conferência

Servidores do Ippul, Assistência Social e DTI participarão de conferência sobre geoprocessamento

 

Servidores municipais da equipe técnica do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON) farão uma apresentação na quinta-feira (25), na Conferência Latino Americana de Usuários Esri, em Campinas. O grupo de servidores apresentará um artigo sobre a implantação do SIGLON.

O trabalho é uma parceria da Gerência de Geoprocessamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Assistência Social. O artigo “A utilização do ArcGIS Online na consulta de Zoneamento e SIG Corporativo na Prefeitura do Município de Londrina” será dividido em duas partes. A primeira trata do Sistema de Consulta do Zoneamento Urbano de Londrina, conhecido como Zoneamento Fácil, que o IPPUL já implantou e permite que qualquer pessoa tenha acesso a informações sobre o zoneamento da cidade.

A segunda parte é sobre a implantação do Sistema Corporativo. Este sistema unificará as informações sobre a base cartográfica e dados socioeconômicos da cidade em um único servidor (computador), para que esses dados sejam acessados e editados mais rapidamente por quem os utiliza.

O evento é promovido pela empresa ESRI que fabrica o software de geoprocessamento adquirido pelo município. Os servidores Adilson Nalin e Vinícius Alves irão mostrar a forma como a Prefeitura de Londrina utilizou o software.

De acordo com o gerente de Geoprocessamento do IPPUL, Vinícius Alves, o estabelecimento do SIGLON é uma forma de organizar informações socioeconômicas do município em mapas, e esta participação no congresso trará mais conhecimento para a equipe que está implantando todo o sistema.

“Nós vamos trocar experiências com outras prefeituras que estão no mesmo nível que a gente. Também vamos mostrar o que a nossa prefeitura tem feito com a plataforma desta empresa que tem o software mais utilizado no mundo nessa área”, contou Alves.

Software beneficia a população

Segundo o geógrafo da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adilson Nalin a implantação do software traz benefícios diretos à população. “O geoprocessamento ajuda a organizar os dados sobre a população em mapas, assim conseguimos espacializar melhor os dados socioeconômicos. Podemos ver, por exemplo, informações de localização dos serviços socioassistenciais, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e fazer a distribuição correta desse serviço às regiões da cidade que mais necessitam.”

Também vão participar da conferência os analistas de sistemas da DTI Alexandre Kunioka e Paulo Ciappina; o geógrafo do IPPUL, José Luiz Alves Nunes, e a estagiária do curso Geografia no IPPUL, Luana de Oliveira, que participou do desenvolvimento do SIGLON.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos