Equipes da rede municipal de ensino iniciam retorno às atividades escolares
A volta é realizada de forma gradual, antecedendo o reinício das aulas, no dia 5 de fevereiro
Com o objetivo de preparar as escolas, creches e unidades filantrópicas da rede municipal para a volta às aulas, as equipes desses locais iniciaram ontem (22) o retorno às suas atividades. No momento, as secretarias de todas as unidades já efetuam matrículas, transferências e atendimentos às demandas da comunidade.
Além disso, as equipes de limpeza já estão em atividade, realizando a higienização dos espaços, enquanto os trabalhadores da cozinha têm feito o recebimento e armazenamento de gêneros alimentícios e a organização e limpeza de seus locais de trabalho.
De quarta-feira (24) a sexta-feira (26), as equipes gestoras das unidades, compostas por diretores e coordenadores, retornam ao trabalho, cuidando principalmente de tarefas administrativas.
Entre os dias 25 e 26, esses profissionais participarão de reuniões virtuais, conduzidas na plataforma Google Meet. Nessas ocasiões, eles receberão orientações gerais de servidores das três gerências da Secretaria Municipal de Educação (SME): Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação Especial.
A diretora pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, salientou que os gestores também passarão por um curso de formação, realizado presencialmente, nos dias 29 e 30 de janeiro. Essas atividades serão conduzidas na Igreja do Evangelho Quadrangular, das 8h às 12h e das 13h às 17h em ambos os dias, e o tema abordado será a liderança.
“Teremos duas palestrantes externas de tarde: a Ângela Mendonça, no dia 29, e a Juliana Lacerda, no dia 30. Também haverá palestras de manhã. No primeiro dia, teremos a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. E, no segundo dia, eu vou ministrar uma sessão junto com a diretora administrativa e de Planejamento da SME, Rosana Daliner, e com a diretora financeira e de Compras, Márcia Barioto”, salientou Bianchini.
Posteriormente, em 1º de fevereiro, quem retorna às atividades são os professores da rede municipal. Nesse dia e no seguinte, eles participarão de práticas pedagógicas, coordenadas pelas equipes gestoras nas unidades em que atuam.
Durante essas ações, será discutido o planejamento para o início do ano escolar. Por fim, em 5 de fevereiro, todos os alunos das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil filantrópicos (CEIs) voltam às aulas.
Dimensões da rede municipal de ensino – Atualmente, a rede contabiliza 46.549 alunos, dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas municipais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos. Conta, ainda, com quase 5 mil profissionais entre professores, coordenadores e diretores.
No total, o Município tem 88 escolas de Ensino Fundamental, localizadas na zona urbana e rural, 58 CEIs parceiros (filantrópicos) e 33 CMEIs.