Guarda Municipal atende casos de flagrante de violência contra mulher no fim de semana
Suspeitos foram encaminhados para delegacia pelos agentes da Patrulha Maria da Penha; equipes encontraram droga na região norte e fiscalizaram o trânsito

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, divulga o balanço dos atendimentos e das atividades desenvolvidas pelas equipes durante o último fim de semana, entre os dias 19 e 21 de janeiro.
A central telefônica da GM recebeu um chamado por volta das 2h de domingo (21), informando um caso de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada na avenida Duque de Caxias, região central da cidade. O solicitante, irmão do agressor, informou que ele havia se aproximado de sua mãe, que possui o documento judicial que o impede de se aproximar.
Ao chegar no endereço, os guardas municipais visualizaram o suspeito e deram voz de abordagem, porém ele não acatou e avançou para cima da equipe, na tentativa de agredi-los, sendo necessário uso da força para contê-lo, inclusive uso do equipamento menos letal de spray de pimenta.
Após consulta junto à central da GM, foi possível confirmar a validade da medida protetiva que a vítima possui e, com isso, o homem recebeu voz de prisão em flagrante pela equipe da Patrulha Maria da Penha, tendo sido encaminhado para a delegacia de plantão da Polícia Civil. Ele responderá pelo crime.
Violência doméstica
A central de emergência da GM foi acionada, por volta das 22h de domingo (21), para atender uma ocorrência rua João Pessoa, região central, envolvendo um casal que havia tido uma briga. O solicitante disse aos atendentes da central da GM que, rotineiramente, ocorrem brigas na residência citada.
Ao chegar no endereço os guardas municipais localizaram a vítima, que informou possuir medida protetiva e que o agressor teria proferido ameaças de morte contra ela na presença dos filhos. Em seguida, o suspeito tentou fugir quando viu os guardas, mas foi abordado a cerca de 100 metros do local da ocorrência. Ainda na presença da equipe, o homem proferiu xingamentos contra a mulher,
Por conta da sequência de fatos, e de a mulher demonstrar interesse em formalizar a representação contra o agressor, as partes foram encaminhadas para a delegacia de plantão. O homem ficou preso pelos crimes de ameaça e injúria. A medida protetiva informada pela vítima estava revogada, e ela foi orientada a solicitar um novo documento.

Achado de entorpecente
Na faixa das 11h de sábado (20), uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), realizava ronda preventiva pelo conjunto Novo Amparo, região norte, quando visualizou um homem em atitude suspeita em frente a um imóvel em estado de abandono, e que correu ao ver as motos se aproximando.
Pelo fato do local ser conhecido como ponto de tráfico, os guardas municipais fizeram uma busca e encontraram 18 pinos de cocaína e 11 porções de maconha, totalizando 55 gramas de substâncias entorpecentes que estavam escondidas dentro do imóvel. Os objetos foram recolhidos e entregues na delegacia de plantão.
Fiscalização de Trânsito
Durante a tarde de sábado (21), as equipes da inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal realizaram uma ação de fiscalização na rua da Canoagem, próximo à barragem do Lago Igapó. Diversos veículos foram alvos da fiscalização, resultando na lavratura de 18 autos de infração de trânsito, e no recolhimento de duas motos e um carro por estarem trafegando com pendências na documentação.

Débitos na documentação
Uma equipe da GM fazia ronda pela entrada do Terminal Rodoviário de Londrina, por volta das 20h de sábado (21), quando visualizou um veículo estacionado em um local proibido. Ao checar a placa no sistema, os guardas identificaram que havia R$16.371,00 em débitos referentes a multas de trânsito e não-pagamento de taxas de licenciamento.
Foi possível verificar ainda que o veículo estava com a lanterna traseira quebrada e com o para-brisa dianteiro trincado. Enquanto os guardas checavam, o responsável pelo carro chegou ao local estacionado irregularmente e questionou a atribuição da instituição, porém eles foram informados que a fiscalização de trânsito é uma das diversas competências do órgão público.
Dessa forma, foram lavrados os autos de infração de trânsito correspondentes às irregularidades flagradas e feito o acionamento do serviço de guincho para realizar o recolhimento do veículo ao pátio, tendo em vista que ele não possuía condição de trafegar pelas ruas da cidade.
Sem habilitação
Por volta das 22h de sábado (21), uma equipe da Inspetoria de Trânsito da Guarda Municipal patrulhava pela avenida Saul Elkind, próximo ao Clube Esportivo Maria Cecília, quando os guardas se depararam com um homem pilotando uma motocicleta vestindo chinelos, em desconformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A equipe deu voz de abordagem e identificou que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O sistema apontou ainda que a moto estava com R$ 5.021,83 em débitos relativos a multas e não pagamento de taxas de licenciamento. O veículo foi recolhido após a lavratura dos autos de infração de trânsito.

Demais atendimentos
O serviço de segurança pública foi intensificado ao redor das unidades de saúde, unidades escolares, áreas de lazer, centros esportivos, praças, entre outros locais onde havia concentração de pessoas. As ações de patrulhamento preventivo ocorrem durante o dia e durante à noite. A Guarda Municipal segue à disposição da população por meio do aplicativo 153 cidadão, ou pelo telefone de emergência 153.