Cidadão

Ação contra a dengue será realizada na UEL

Treinamento, teatro e poesia serão utilizados no combate ao mosquito. Iniciativa tem a participação do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde

 

Funcionários da Universidade Estadual de Londrina (UEL) assistirão a palestras e receberão treinamento para ações de combate ao mosquito da dengue entre os dias 25 e 26 de setembro, das 9h às 11h15.  O treinamento, que  envolverá 160 funcionários, será conduzido por agentes de endemias e faz parte do Projeto UEL Contra a Dengue, que é uma iniciativa conjunta do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, UEL, Colégio Estadual Professora Adélia Dionísio Barbosa, website Portal do Poeta Brasileiro e Grupo Eco Ruas.

As palestras objetivam trazer mais informações sobre o mosquito Aedes aegypti, seus possíveis criadouros e como combatê-lo. Haverá uma parte prática no treinamento, na qual os funcionários serão divididos em grupos e guiados pelos agentes num percurso pela universidade. Este procedimento visa instruir os trabalhadores sobre a localização de potenciais criadouros, assim como sua eliminação e técnicas de armazenamento de recipientes que evitem a proliferação do Aedes aegypti.

A educadora em Saúde e servidora municipal Lucimara Vasconcelos explica que o objetivo da iniciativa é multiplicar ações. “Além de treinar os funcionários para que previnam o surgimento de focos, temos o objetivo de que essa ação seja realizada com os calouros da universidade. Será um trote cidadão, realizado pelos próprios trabalhadores junto aos alunos.”

Poesia contra a dengue

O Projeto UEL Contra a Dengue também contemplará os estudantes da instituição. Simultaneamente às palestras para os funcionários, um espaço montado no Restaurante Universitário (RU) promoverá ações de conscientização junto à comunidade estudantil. Haverá uma performance teatral do Grupo Eco Ruas, que se utiliza de personagens para educar sobre o combate ao mosquito.

Outra ação que ocorrerá no RU será a iniciativa “Poesia contra a dengue”, realizada por alunos com necessidades especiais do Colégio Estadual Professora Adélia Dionísio Barbosa. Além de exibirem bonecos feitos com materiais recicláveis, os alunos distribuirão poemas curtos que falam sobre o combate ao mosquito. As poesias foram escritas por colaboradores do website Portal do Poeta Brasileiro, especialmente para a ação.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos