“Musicando na escola” faz ensaio geral neste sábado
Trabalho já atingiu 1.000 estudantes; projeto envolve as escolas municipais Doutor Joaquim Vicente de Castro, Professora Ruth Lemos e Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio
Cerca de 100 participantes do Projeto “Musicando na Escola” farão, no dia 5 de outubro, seu Concerto Oficial Anual no Cine Com-Tour, às 10h00, com entrada gratuita. Amanhã (27), os integrantes estarão divididos em dois ensaios gerais abertos ao público. O primeiro será a partir das 8h30 na Paróquia São Judas Tadeu, na avenida Vicente Bocutti, nº 440, no jardim Maria Lúcia. O segundo ensaio será a partir das 11h00 na Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro, na avenida Abraão Lincoln, nº 70, Conjunto Cafezal.
Neste ano o trabalho está sendo realizado em três unidades escolares: Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro, do Conjunto Cafezal, região sul; Escola Municipal Professora Ruth Lemos, do Conjunto Luiz de Sá, na região norte e Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, do Jardim Santa Rita, na região oeste.
De acordo com a coordenadora do projeto, Nicole Bergamo Guimarães, o “Musicando na Escola” tem levado o ensino musical através do estudo do violino, violoncelo, estruturação musical, música de câmara, prática de orquestra, musicalização, flauta doce, treinamento didático instrumental e canto coral a estudantes de escolas públicas descentralizadas.
Andréa de Melo, que também coordena o trabalho, afirma que o “Musicando na Escola” é mais uma forma de prover o acesso ao estudo musical de qualidade, da música orquestral, aliada à inserção social e à promoção da liberdade de expressão e de referenciais de valores positivos.
O projeto é coordenado por Regina Maria Grossi Campos, Andréa de Melo e Nicole Bergamo Guimarães. O corpo docente é formado por Márcia Gehring, Liliam Grossi Hasuda, Rose Andréia Castanho Mendes Ferreira e Priscilla Alves de Souza. O trabalho conta também com a colaboração dos monitores Leonardo de Oliveira, Bruna Natali de Andrade Simão e Karina Aparecida de Souza Hirai.
“Musicando na Escola” conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e é gerenciado pela Associação ProMusicando. Conta com o apoio das escolas municipais envolvidas, Secretaria Municipal de Educação, Paróquia Santa Cruz, Paróquia São Judas Tadeu, Igreja Batista do Cafezal, Festival de Música de Londrina e Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina.
História
O projeto “Musicando na Escola” teve início em 2002 e atingiu até o momento 1000 estudantes. Em 2006 foi escolhido entre as melhores iniciativas do país em tecnologia cultural pelo Ministério da Cultura, por meio do concurso “Prêmio Cultura Viva”, e em 2012 obteve o Prêmio “Nossa Gente de Londrina”, promovido pelo Jornal de Londrina.
Foto de divulgação