Servidores da Guarda Municipal participam de ciclo de palestras sobre saúde mental
A atividade é promovida pelo Centro de Formação da GM Londrina e faz parte da capacitação anual dos agentes
A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) está promovendo um ciclo de palestras de conscientização sobre a campanha “Janeiro Branco”. Este ano, o tema geral da campanha é “Saúde Mental enquanto há tempo: o que fazer agora?”. As atividades, realizadas pelo Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM) com apoio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, começaram no dia 24 de janeiro e prosseguem até o dia 7 de fevereiro.
Este ano, a organização pediu para que os profissionais comparecessem com roupas confortáveis para participarem das atividades. Além das palestras, os guardas participaram de um café da manhã especial, dinâmicas em grupo e alguns espaços terapêuticos.
Os espaços foram divididos em: “canto da leitura”, para que o profissional tivesse acesso a diversos livros; “espaço lúdico”, onde foram disponibilizados vários jogos de tabuleiro, cartas, de raciocínio lógico, entre outros; “espaço sensorial”, com um caminho composto por pedras, cascas de árvores, areia, britas e ervas aromáticas como a lavanda, manjericão, alecrim, arruda, para que os servidores conseguissem experienciar e trabalhar seu lado sensorial e corporal; e uma roda de conversa.
E, por fim, o “espaço da introspecção”, cujo intuito era de voltar o profissional para dentro de si, a fim de facilitar o autoconhecimento e relaxamento. Ali, em um ambiente climatizado e aromatizado, cada servidor pôde ter contato com aparelhos massageadores, cartas com mensagens de reflexão, cadernos para escrita terapêutica, desenhos para prática da arteterapia, e colchonetes.
O servidor da Guarda Municipal André Portes, que também é graduado em Psicologia, é um dos responsáveis pela criação desse projeto. “Preparamos duas atividades para desenvolver a reflexão e a expressão de sentimentos dos profissionais, onde eles puderam colocar no papel e compartilhar suas experiências vivenciais, chamados de ‘Varal das expressões e Kraft das experiências’. Entendo que a Saúde Mental vai além de apenas um dia, um encontro ou um local específico. Ela deve ser constante e sua busca direcionada para o bem-estar do ser humano integral. Cada pessoa possui uma demanda, experiência, objetivos, o que prova como todos somos únicos e podemos sofrer como qualquer um. Promover um encontro como esse e oferecer a possibilidade de algo diferente e que pudesse trazer uma experiência ou reflexão para todos os participantes”, explicou.
Portes agradeceu ainda a participação das servidoras do Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), que participaram da organização do evento. “Agradeço a oportunidade e parceria com os profissionais, tanto do Centro de Formação da Guarda Municipal, quanto do RH da Prefeitura de Londrina, representado pelas psicólogas Lenita e Thalita, por todo apoio e disposição para uma nova perspectiva de cuidado e valorização da saúde dos profissionais”.