Cine EnvelheSer terá sessão de cinema nesta quarta-feira (7)
O projeto foi iniciado no ano anterior e traz ao público, gratuitamente, filmes sobre o envelhecimento humano

O Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento (Projeto CEFE), em parceria com o Sesc Cadeião Cultural, exibirá dois filmes neste mês de fevereiro, dentro do projeto EnvelheSer. Na quarta-feira (7), a partir das 14h, haverá sessão com o filme “Nosso Amigo Extraordinário”. E no dia 22, a atração da vez será “Nyad”, no mesmo horário. As duas sessões irão ocorrer no Sesc Cadeião Cultural, cuja sede fica na rua Sergipe, 52, Centro. A entrada é gratuita e livre para todo o público.

Após a exibição, haverá um bate-papo sobre cada filme e as questões abordadas por essas produções. O projeto Cine EnvelheSer é realizado desde 2023, tendo como proposta apresentar filmes sobre o processo de envelhecimento, relação com a família, relação afetiva e problemas de abandono, entre outros aspectos.
A psicóloga Lilian Furlan, que estuda envelhecimento humano é uma das idealizadoras do Projeto CEFE, também responsável pela a escolha dos filmes que serão apresentados no Cine EnvelheSer.
De acordo com a profissional, essa iniciativa surgiu com o intuito de combater o idadismo e construir um ambiente, um espaço de fala e de protagonismo para pessoas acima de 60 anos. “Os filmes foram escolhidos com o propósito de trazer assuntos emergentes em relação à fase de envelhecimento, alinhados com alguns assuntos que impactam o desenvolvimento dessas pessoas. A ideia é valorizar e evidenciar a existência desse público como parte essencial da nossa sociedade e cultura”, explicou.

Furlan acrescentou que o projeto conta com uma equipe que prioriza e valoriza imensamente a participação e a colaboração de pessoas de 60 anos ou mais. “Eles colaboram e interagem muito, nos auxiliam no desenvolvimento das ações para que o projeto seja conduzido com qualidade”, contou.
Segundo o coordenador-geral do CEFE, Dácio Villar, o projeto EnvelheSer veio para trazer novos olhares às pessoas idosas, atentando para o aumento da expectativa de vida e orientando para que elas estejam preparadas para viver o processo de envelhecimento. “A seleção de filmes foi uma ideia da psicóloga Lilian Furlan, que é uma estudante do envelhecimento humano e também idealizadora do projeto EnvelheSer. A intenção é, a cada 15 dias, trabalhar com filmes desse teor, apontando para preocupações acerca do envelhecimento e fatores ligados a essa experiência”, frisou
Sobre os filmes
Em “Nosso Amigo Extraordinário”, a trama da comédia de ficção científica segue um homem de meia-idade solitário que vive sua vida tranquilamente até que, certo dia, um OVNI e seu passageiro extraterrestre aterrissam em seu quintal. A direção é de Marc Turtletaub, com Ben Kingsley e Jade Quon no elenco.
E o filme “Nyad” é inspirado na história verídica de Diana Nyad, uma atleta americana que, aos 60 anos de idade, decide nadar de Cuba a Flórida para realizar um trajeto de viagem jamais concluído de 161 km em 53 horas, em pleno alto mar.
O projeto CEFE – O Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento foi criado, em 2021, pelo Núcleo de Apoio e Atenção à Pessoa Idosa da Casa de Maria. Este Centro busca colaborar na aprendizagem e acessibilidade do envelhecimento, além de debater a própria condição do idoso, hoje, nas relações sociais e familiares. O projeto tem apoio da Casa de Maria – Centro de Apoio a Dependentes. E o Projeto EvelheSer conta com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa de Londrina (CMDPI) e da Secretaria Municipal do Idoso (SMI).
Texto: Daiane Dutra, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina