Cidadão

Endemias faz mutirão na Escola Municipal Santos Dumont

Atividade visa conscientizar os alunos sobre os perigos de se manter criadouros do mosquito da dengue

 

Amanhã (9), às 8h, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Santos Dumont vivenciarão o trabalho dos agentes municipais de Endemias por meio de um mutirão de conscientização sobre a dengue. A ação ocorrerá ao redor da própria escola, que fica rua Michael Faraday, 94, Vila Industrial.  

Ao lado da escola há um terreno em que algumas pessoas jogam lixo, que pode acumular água e ajudar na proliferação do mosquito da dengue. Por isso, primeiramente, os servidores de endemias vão ministrar uma palestra sobre o combate ao Aedes Aegipty. Depois, os alunos vão sair às ruas alertando os moradores e vão coletar o lixo jogado nos terrenos baldios. Para isso um caminhão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi disponibilizado.

A iniciativa originou-se por meio de um trabalho pedagógico da disciplina de Língua Portuguesa. Os alunos do 4° ano tiveram a ideia de enviar uma carta ao prefeito da cidade, em que solicitavam providências a respeito deste terreno ao lado da instituição. O local tinha lixo, desde eletroeletrônicos a copos e pratos de plástico jogados pela própria população. A partir daí, o prefeito encaminhou a carta à Secretaria de Saúde que enviou os servidores das Endemias para resolver a situação por meio da atividade que une a ação educativa e o mutirão.

Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Nino Ribas, a região recebe visita dos agentes periodicamente, inclusive no terreno abandonado. “O local não tem histórico de encontro de larvas do mosquito. Porém, acabamos fazendo a ação para conscientizar as crianças. Todos podem colaborar de várias formas, e essas crianças após tomarem conhecimento do trabalho dos agentes poderão repassar essas informações para outras pessoas.”

De acordo com a diretora do colégio, Lúcia Cristina Santos de Araújo Moreira, a situação que aparentemente representa risco para a saúde não só das crianças, mas de todos ao redor do terreno teve o mutirão como a melhor solução. “O mutirão, além de melhorar a situação do local ajuda a conscientizar as pessoas sobre manter o ambiente limpo. E para nós aqui da escola é o fato de os alunos perceberem o retorno da reivindicação deles, que nada mais é do que um ato de cidadania.”

A iniciativa é uma parceria entre a escola e a Autarquia Municipal da Saúde, por meio do setor de Endemias.

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos