Unidade de Saúde do Santiago é reaberta

Moradores de 21 bairros da região poderão usufruir de um espaço com diversas melhorias como troca de portas e janelas e calçada tátil
Os 19 mil moradores do Jardim Santiago e de outros 20 bairros da região oeste já podem voltar a utilizar os
serviços de saúde prestados na Unidade Básica de Saúde Dr. Edgar Bezerra Valente, localizada na rua Aracy Soares dos Santos, 100. Na manhã de hoje (8), o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, reabriu a sede, que passava por melhorias.
Esta é a oitava unidade de saúde reformada durante a gestão do prefeito Alexandre Kireeff. A intenção é que até o final deste ano outras sete recebam melhorias. Na UBS Santiago foram investidos R$ 105.990,01 nas adequações em cobertura, calhas e rufos, execução de azulejos em banheiros, calçada externa com colocação de piso tátil e na pintura geral da unidade. Os recursos financeiros são provenientes do Ministério da Saúde, através do Programa Requalifica UBS. A empresa responsável pelas obras foi a NSA Construtora de Obras Ltda.
Para El kadri, as reformas são o primeiro passo para a melhoria do atendimento. “Iremos entregar sete unidades este mês e já temos a programação para reforma de novas unidades. Para isso temos que terminar as obras que estão em andamento, porque elas são o primeiro passo para melhorarmos o atendimento. A seguir será a parte do mobiliário e dos equipamentos que serão trocados e em terceiro lugar faremos a contratação de mais profissionais para compor o quadro de recursos humanos. Com todas essas etapas vamos conseguir melhorar o atendimento nas unidades de saúde”, ressaltou.
Na UBS Santiago, há 53 profissionais que realizam procedimentos de enfermagem, clínica médica, ginecologia, pediatria e odontologia infanto-juvenil. Também são realizados atendimentos para as gestantes, crianças e adultos em geral, pois a unidade de saúde conta com o Programa saúde da mulher, Programa Saúde da Família (PSF), dispensação de medicamentos com farmácia no local, testes rápidos de gravidez e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Durante a solenidade, a coordenadora da unidade, Luciana do Carmo Oliveira, explicou que a reforma foi necessária porque existiam infiltrações e os azulejos nos banheiros facilitam a limpeza do local e garantem mais higiene para os funcionários e pacientes. “Essa reforma foi muito boa, porque melhorando as condições do ambiente de trabalho, melhora o acolhimento aos pacientes e os funcionários também têm um espaço mais confortável para atender. Ficamos com um ambiente mais bonito, confortável, limpo, sem goteiras e infiltrações.”
A área de atendimento da unidade abrange os bairros: Jardins Barcelona, Império do Sol, Maria do Carmo,
Maria Luiza, Mônaco, Noroeste, Nova Londrina, Nova Olinda, Portal dos Ramos, San Martins, San Thomas, Santa Madalena, Santiago, Santo André, Moradias Cabo Frio, Parque Industrial Cacique, Conjuntos Habitacionais, Jacutinga, Santiago e Silvio Bussadori, Conjunto Residencial Santa Rita 3, Cilo 3.
Outras Reformas
A Prefeitura de Londrina está reformando outras sete unidades de saúde. Nesta sexta-feira (10), será entregue a reforma da Unidade Básica de Saúde Orlando Cestari, que fica no União da Vitória. Na próxima semana, a pretensão é inaugurar a Unidade do Guanabara e a entregar a reforma da UBS CSU. Até final do ano, 15 unidades receberão melhorias.
Desde o início da gestão Kireeff até agora foram concluídas as obras de reforma no Jardim Tókio, Conjunto Aquiles Stenghel, Jardim Marabá, Distrito de Guaravera, Conjunto Vivi Xavier, Conjunto Parigot de Souza, entre outras, além das melhorias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-3).
Fotos: Vivian Honorato




