Clássicos ao pôr do sol
Festival de Dança de Londrina encerra sua 12º edição com números de balé de repertório em palco às margens do Lago Igapó. Os bailarinos convidados são da tradicional Cia Brasileira de Ballet. Festival conta com patrocínio do Promic
Os dez dias de celebração à arte do movimento chegam ao fim neste sábado (11). O Festival de Dança realiza o espetáculo de encerramento da edição comemorativa dos 80 anos de Londrina no principal ponto turístico da cidade – o Lago Igapó. Os dois primeiros solistas da Cia Brasileira de Ballet (Ourinhos-SP) são os convidados de honra da “Tarde de Clássicos”. O programa inclui ainda números de repertório realizados por bailarinos da Escola Municipal de Dança de Londrina. A apresentação gratuita está marcada para as 17 horas e prossegue até o entardecer. O tablado será montado no palco que fica às margens do Lago Igapó I (Barragem), com acesso pela Rua da Canoagem, bem em frente à Funcart.
Recém-chegados dos Estados Unidos, os solistas Yasmin Lomondo e Gustavo Carvalho comemoram a premiação no “USA/IBC International Ballet Competition – Jackson 2014” trazendo a Londrina o grand pas de deux de “O Quebra Nozes”. Com este número, eles foram contemplados com o prêmio de melhor dupla do evento americano e receberam a medalha de bronze na categoria junior. “Ficamos muito felizes, porque este Festival só acontece de quatro em quatro anos, é considerado as Olimpíadas do balé. Foram mais de mil inscritos do mundo inteiro e só cem bailarinos foram escolhidos para a etapa final”, explica Gustavo.
O bailarino tem apenas dezoito anos e há cinco integra o elenco da Cia Brasileira de Ballet, sediada desde a década de 1960 no Rio de Janeiro. Recentemente, a companhia, sob a direção do professor Jorge Texeira, mudou-se para Ourinhos, no interior paulista, integrando-se à Escola Municipal de Bailados da cidade. Com o grupo, Gustavo já viajou para países como China, México, Israel, Argentina, Colômbia e Suíça. Para Londrina, vem pela primeira vez. “A gente está muito feliz com o convite do Festival e agradecemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para o público da cidade e adquirir mais experiência em novos palcos”.
Gustavo e Yasmin pretendem encantar os londrinenses com a performance, que usa trilha de Tchaikovsky e recebeu consideráveis adaptações do original por parte de Jorge Texeira. Gustavo atualmente também atua como guest convidado do aclamado coreógrafo Julio Bocca, de Montevideu.
Escola Municipal de Dança – A “Tarde de Clássicos” também conta com a participação das pratas da casa. A Escola Municipal de Dança de Londrina leva ao palco do Lago Igapó bailarinos de apurado nível técnico. Eles apresentam solos de “Carmen”, “Harlequinade”, “Chamas de Paris”, “Raymonda” e “Esmeralda”. Também apresentam a suíte completa do balé “Paquita”. Este número, que narra o amor impossível entre uma cigana espanhola e o filho de um nobre francês, envolve a participação de quase vinte bailarinos.
A suíte foi escolhida pelos professores da Escola como um desafio, pelo alto nível dos movimentos, pois exige, além dos passos clássicos, movimentos de linha espanhola e latina. “Para realizar Paquita, fizemos uma audição com alunos do 5º ao 8º ano; é uma peça com complexidades técnicas, gestuais e musicais”, explica Sonia Secco, coordenadora da Escola. A adaptação dos clássicos londrinenses é assinada pelos professores Alexandro Micale, Luciana Lupi, Marciano Boletti e Sônia Secco.
As apresentações têm, ao todo, cerca de uma hora de duração. Antes, haverá uma rápida cerimônia, com participação do presidente de honra Leonardo Ramos, da coordenadora geral Danieli Pereira e de autoridades. Uma despedida em alto estilo para uma edição comemorativa do Festival de Dança de Londrina.
O Festival de Dança de Londrina é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná). Apoio institucional: Funcart. Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e Royal Plaza Shopping. Apoio: Loja Shop Ballet; Só Dança; Pastel Mel; Rádio UEL; Produtora MK; Usina Cultural; Midiograf e Bar Valentino.
Serviço:
Encerramento do 12º Festival de Dança de Londrina
– O Quebra Nozes
(grand pas de deux)
Cia Brasileira de Ballet
(Ourinhos – SP)
– Paquita (suite) e solos de repertório
Escola Municipal de Dança de Londrina/Funcart
(Londrina – PR)
Dia: 11 de outubro (sábado)
Horário: 17h
Local: Palco às margens do Lago Igapó
(Acesso pela Funcart)
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
GRATUITO
Ficha Técnica:
O Quebra Nozes
Diretor Artístico: Jorge Texeira
Compositor: Tchaikovsky
Coreógrafo: Marius Petipa
Remontagem e adaptação: Jorge Texeira
Solistas: Yasmin Lomondo e Gustavo Carvalho
Paquita
Elenco: Julia Liberatti, Caroline Aleixo, Ione Queiroz, Lygia Barros, Stefany Matiolli, Gabriela Solci, Mª Eduarda Brunieri, Louyse Raynne, Thacyane Vargas, Jessica Espinarde, Mariana Miato
Solistas: Thaísa Morais, Eduarda Nishikawa, Gabriela Solci ou Mariana Miato
Pas de troix: Amanda Gomes, Isabelly Melendes e Vitor Rodrigues
Pas de deux: Bruna Camila, Matheus Nemoto
Solos de repertório
Carmen: Kamila Oliveira
Harlequinade: Ana Luiza Serpeloni
Chamas de Paris: Matheus Nemoto
Raymonda (solo masculino): Vítor Rodrigues
Esmeralda: Renata Dói
Foto: Bruno Miranda




