Londrina sedia a 1ª Copa Internacional de Futebol Feminino Sub-17 no fim de semana
Com jogos de sexta a domingo, quatro equipes estarão em campo, sendo duas brasileiras, uma argentina e outra do Paraguai; Londrina Esporte Clube/Associação Tsuru representa a cidade
Nos próximos dias, Londrina terá o Estádio do Café como palco esportivo de uma competição inédita na cidade, a 1ª Copa Internacional de Futebol Feminino – Taça Integração Sub-17. O torneio de futebol de campo reunirá quatro times, tendo como anfitriã a equipe do Londrina Esporte Clube (LEC)/Associação Esportiva Tsuru, vice-campeã paranaense da categoria sub-17, em 2023, e campeã dos Jogos Bom de Bola, em 2022. O Galo Maringá é o outro representante brasileiro e do Paraná, e as visitantes internacionais serão o Deportivo IW Galáxia, da Argentina (Puerto Iguazú), e o Club San Alfonso (Ciudad Minga Gazú), do Paraguai.
A iniciativa é inédita na cidade e busca fomentar o futebol de campo feminino na região, incentivando a modalidade e servindo de modelo para futuras competições. Com isso, a intenção é criar um calendário e transformar Londrina em um polo de formação do futebol feminino, tendo a equipe local do LEC/Tsuru como foco e eixo das ações.
Todos os eventos terão acesso gratuito, e a organização incentiva os espectadores a levarem 1 kg de alimento não perecível, sendo que as doações serão repassadas ao Hospital do Câncer de Londrina. Nesta quinta-feira (7), às 19h, será realizada a solenidade de abertura oficial da 1ª Copa Internacional, no auditório da Unicesumar, localizado na avenida Santa Mônica, 450, região leste.
E na sexta-feira (8), a partir das 9h30, haverá o congresso técnico da competição. No mesmo dia, à tarde, irá ocorrer a abertura do evento no Estádio do Café, antecedendo os dois primeiros jogos da primeira rodada. O pontapé inicial será entre o Galo Maringá e o Club San Alfonso (PAR), às 14h. Depois, às 15h30, é a vez do Londrina E.C. encarar o Deportivo IW Galáxia (ARG), contando com o apoio da torcida.
Os jogos prosseguirão no sábado (9), quando serão disputadas as partidas da segunda rodada. Entrarão em campo, às 14h, Club San Alfonso e Deportivo IW Galáxia. Na sequência, às 15h30, o Tubarão joga contra o Galo Maringá.
A terceira e última rodada da Copa será no domingo (10). Para as 8h, está marcado o duelo entre Deportivo IW Galáxia e Galo Maringá. E o LEC fecha sua participação diante das paraguaias do Club San Alfonso, às 9h30.
Depois dos jogos, haverá a cerimônia de encerramento com a premiação das equipes. Mais informações sobre o torneio estão sendo atualizadas no perfil de Instagram do Londrina/Tsuru.
A 1ª Copa Internacional de Futebol Feminino – Taça Integração Sub-17 é organizada pela diretoria da Associação Esportiva Tsuru. Atuam como parceiros a empresa de energia Itaipu Binacional, a Indústria Bratac Fiação e Seda, a Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), além da Unicesumar, a Karilu uniformes esportivos e a Luam Alimentos.
Para o coordenador executivo do evento, Benjamin Zanlorenci, o foco do torneio é movimentar o futebol feminino, colocar Londrina nos holofotes e fortalecer a integração entre culturas e escolas de futebol diferentes, proporcionando a troca de experiências e a busca por novos talentos. “Nessa primeira edição piloto, com quatro equipes, estamos recebendo delegações da Argentina e do Paraguai e será uma excelente oportunidade do LEC/Tsuru jogar contra times internacionais e a cidade mostrar seu valor. Temos a intenção de promover uma segunda edição maior, também com parceria da Itaipu, no Paraguai, na Ciudad del Este, ainda neste ano. E, posteriormente, o planejamento é ter um campeonato na Argentina ou novamente em Londrina, a fim de criar um calendário mais forte e atrativo para o futebol feminino de base”, destacou.
Segundo Zanlorenci, os técnicos e atletas ganham com a Copa, no sentido de terem um ambiente aberto de conhecimento e experiências. Outro fator positivo, segundo ele, é a geração de negócios locais, uma vez que a Copa ajuda a movimentar pessoas, atletas e visitantes na região. “Uma das maiores dificuldades da categoria, no Paraná, é a falta de calendário. As atletas treinam durante o ano todo, existem jogos escolares e outros campeonatos, mas não há tantas competições de base para elas. Queremos criar novas oportunidades e espaços para crescimento e evolução desse esporte que precisa de mais apoio e atenção. A expectativa é colher um resultado muito bom nessa primeira edição da Copa Internacional”, salientou.
O treinador do Londrina/Tsuru, Johnny Gonçalves, enfatizou que é um sonho poder colocar em prática este campeonato, importante para que as meninas londrinenses consigam estar em contato com outras nacionalidades e exerçam o que sabem de melhor. “Elas poderem jogar no Estádio do Café também é muito legal para todas, já que muitas sempre acompanham os jogos do Tubarão no masculino. Trata-se de um palco esportivo de grande relevância, inclusive nacional, então é uma honra e orgulho para as atletas, para mim como técnico formador, e para toda a nossa comissão e equipe gestora do projeto. São 12 anos de trabalho dessa equipe e o objetivo máximo sempre foi fortalecer e divulgar o esporte feminino, atraindo mais praticantes. Um evento desse porte agora tem valor imensurável”, acentuou.
Recentemente, o LEC/Tsuru promoveu uma seletiva amplamente divulgada na cidade, contando com a participação de mais de 70 atletas de várias cidades e estados.
Sobre o LEC/Tsuru – O projeto do time feminino de futebol, conduzido por meio de parceria entre o Londrina Esporte Clube e a Associação Esportiva Tsuru, conta com patrocínio da Unicesumar, Itaipu Binacional, Bratac Seda, Afacopy e Rolemar. A iniciativa contou, em 2023, bem como em anos anteriores, com recursos da Fundação de Esportes (FEL), via Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). E o projeto participa novamente do Feipe 2024, aguardando o resultado do edital.
A equipe existe há 12 anos com o trabalho da Tsuru, e mantém parceria com o LEC desde 2019. Nos últimos anos, o Londrina foi campeão sete vezes do campeonato Bom de Bola, que era a única competição feminina do Paraná até então (o Paranaense sub-17 está apenas em sua segunda edição). No Bom de Bola, o LEC venceu em 2013 e 2014 com a categoria sub-14, e em 2016, 2017, 2018, 2019 e 2022, com o sub-17.
Com a equipe sub-17, o LEC inicia 2024 jogando a 1ª Copa Internacional de Futebol Feminino, depois disputará o Campeonato Paranaense da categoria. E as categorias sub-15 e sub-20 também disputarão o Paranaense.