Revitalização do Bosque já está em fase final
Jardinagem começa a mudar visual do Bosque Marechal Cândido Rondon
As obras de revitalização do Bosque Marechal Cândido Rondon, na região central da cidade, já estão em fase final. Iniciada em setembro deste ano, tem como objetivo melhorar as condições de passagem dos pedestres que utilizam a rua Piauí para transitar entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro.
No estágio atual das melhorias, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) está fazendo o plantio de grama e flores do tipo Vinca-de-madagascar. De acordo com o diretor operacional da Sema, Marcos Vinícius Tersariol, serão, ao todo, 600 m² de grama e aproximadamente 1.000 mudas da flores plantadas no local.
“Estamos com uma equipe preparando o solo da parte central, onde ficam as mesas de xadrez, para receber duas linhas de grama. Até o final de semana, a equipe fará podas em algumas árvores próximas à passagem de pessoas e na semana que vem pretendemos finalizar toda a parte de jardinagem”, esclareceu o diretor, que ressaltou o fato de que as mudanças irão facilitar também a limpeza do bosque.
O projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e executado pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) com os profissionais da própria secretaria e recursos financeiros próprios. De acordo com o secretário de Obras e Pavimentação, Walmir Matos, foi executada uma nova pista de caminhada com pedriscos, refeitas as calçadas de acesso ao interior do bosque e restaurada a pista de asfalto para passagem dos pedestres.
Além disso, o local recebeu uma estruturação total da iluminação da praça em que ficam as mesas de xadrez, por meio da implantação de novos postes com luzes de LED. “Uma ação simples e prática com grande alcance em benefícios à comunidade” ressaltou o secretário.
Fotos: Vivian Honorato