Cidade

Alunos de Escola Municipal batem-papo com o escritor Domingos Pellegrini

Crianças do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont participam da atividade que faz parte do projeto Escola Empreendedora, apoiado pela Secretaria Municipal de Educação

Nesta quinta-feira (6), às 8h, os alunos do 5º ano da Escola Municipal Santos Dumont terão a oportunidade de entrevistar e conversar com o escritor londrinense Domingos Pellegrini. A atividade integra o projeto Escola Empreendedora, promovido pela escola por meio da parceria entre a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec – UEL) e a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é desenvolver, cultivar e estimular a cultura empreendedora na vida das crianças de 4º e 5º anos do ensino público.

A ilustre visita do escritor à escola localizada no bairro Vila Industrial, na zona oeste, levará experiência aos alunos e os ajudará na produção de um radiodocumentário sobre a vida de Celso Garcia Cid, que está sendo desenvolvido por eles. O fazendeiro e empresário que foi um dos pioneiros de Londrina teve sua vida retratada por Pellegrini no livro “O tempo de Seo Celso”, publicado em 1990, material que será um dos temas abordados no bate-papo. O documentário será apresentado no dia 28 de novembro na escola e, posteriormente, veiculado na programação da Rádio UEL FM.

A diretora da escola, Lucia Moreira, conta que a produção está sendo feita com base nos conhecimentos adquiridos pelos alunos do 5º ano em oficinas de comunicação que ensinam vários processos jornalísticos como entrevista, produção e edição em rádio. “As crianças estão adorando as atividades e fazendo tudo com muito empenho. É uma experiência que faz com que elas tenham mais responsabilidade e consigam enxergar novas funcionalidades e usos para seus celulares e tablets, que os ajudam nas pesquisas e na produção”. O ensino é baseado na Pedagogia Empreendedora, projeto que existe desde 2012. Para Lucia, o encontro com Domingos Pellegrini vai enriquecer a prática da comunicação desenvolvida pelos alunos, além de proporcionar a eles novos conhecimentos de vida.

Domingos Pellegrini

Nascido em Londrina, onde vive até hoje, o escritor tem 65 anos e iniciou a vida na escrita com 14, quando ganhou uma máquina de escrever do pai, e não parou mais. Pellegrini é formado em Letras, é jornalista e também trabalha na área de propaganda. Lançou sua primeira publicação “O Homem Vermelho” em 1977, livro de contos que lhe rendeu o Prêmio Jabuti. A partir disso, começou a ser destacado e reconhecido como um dos melhores escritores paranaenses. É autor de contos, poesias e romances. Entre as suas obras destacam-se “Terra Vermelha”, que conta a história da colonização do Paraná, “O Caso da Chácara Chão” e o já citado “O Homem Vermelho”. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos