SMPM participa do IV Fórum Municipal dos Direitos da Mulher nesta quinta (21)
O evento será realizado em Ponta Grossa (PR), onde serão debatidos assuntos referentes a políticas públicas voltadas para as mulheres
A fim de apresentar a experiência de Londrina na elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres (PMPM), participar de momentos de aprendizado, discussões e conexões significativas referentes a questões de gênero, igualdade e empoderamento feminino, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) participa, nesta quinta-feira (21), do IV Fórum Municipal dos Direitos da Mulher em Ponta Grossa (PR).
O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ponta Grossa (CMDMPG) e, neste ano, será realizado, das 9h às 17h30, no Grande Auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O objetivo é promover a conscientização sobre os direitos das mulheres, discutir desafios enfrentados e buscar soluções para avançar em direção à equidade de gênero.
Participarão do evento conselheiras municipais, mulheres representantes da sociedade civil e organizações governamentais, ativistas de direitos das mulheres, profissionais da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, acadêmicos e a comunidade em geral.
Representando o município de Londrina, a assessora de Planejamento e Gestão, da SMPM, Rosangela Teruel, irá participar do painel “Panorama Atual dos Direitos das Mulheres”, onde será realizada uma apresentação para o público presente a respeito de como criar um Plano Municipal focado na experiência de Londrina. “A participação da SMPM é uma oportunidade de Londrina compartilhar a sua experiência e pioneirismo no planejamento e na gestão das políticas para as mulheres, e contribuir para o fortalecimento dessa política pública no Estado do Paraná”, ressaltou Teruel.
Durante essa apresentação, o destaque será a importância do planejamento e dos planos municipais como ferramenta estratégica para definir prioridades e subsidiar a tomada de decisão dos gestores sobre as metas que serão incorporadas ao Orçamento Público, para a sua efetiva execução. “A partir da experiência de Londrina, será apresentada a metodologia para elaboração de um PMPM, que inclui as etapas de diagnóstico e a leitura da realidade local, definição do plano de ação, responsabilidades e cronograma de execução, bem como as estratégias de monitoramento e avaliação, entre outras”, finalizou a representante do município de Londrina.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liage Doy Fernandes, destacou que o I PMPM de Londrina foi instituído em 2011, pela Lei 11.368. Em 2019, no contexto da pandemia de Covid-19, foi aprovado o II PMPM para o biênio 2020-2022, e atualmente, encontra-se em vigência o III Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que define as prioridades e metas para o período de 2023 a 2026. Para conferir mais informações sobre o Plano em vigência, basta acessar a página do Plano Municipal.
Pensando na programação, o evento busca trazer pautas importantes para o debate acerca dos direitos das mulheres com uma rodada de painéis tratando do “Panorama Atual dos Direitos das Mulheres” e “ O trabalho invisível das mulheres na Economia do Cuidado”.
No evento, também será realizada a eleição das Entidades Não Governamentais para o CMDMPG e o Workshop “Entendendo a Rede de Enfrentamento do Município de Ponta Grossa”. As atividades serão encerradas destacando os principais pontos discutidos durante o Fórum e apontando compromissos e ações futuras.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ponta Grossa, Camila Calisto Sanches, o Fórum vem com o objetivo de discussão de temas atuais focado na parte prática, mas não só para quem trabalha com a violência doméstica, mas também para acadêmicos, comunidade e ativistas que trabalham com a pauta. A presidente ainda salientou que a presença da SMPM no evento é muito importante, tendo em vista que a Secretaria é um modelo em gestão e estrutura. “A partir da palestra, poderemos capacitar e sensibilizar nossas conselheiras e rede de enfrentamento sobre a importância da criação do Plano Municipal de Políticas Públicas do município de Ponta Grossa”, finalizou.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina