Destaques

Livro “Molhados & Escorregadios” terá relançamento neste sábado (23)

Evento na Livraria Olga celebrará a poesia de Layse Barnabé de Moraes e a diversidade cultural, com bate-papo e show musical da Curva de Rio

Em Correspondência Incompleta, Ana Cristina César disse a seguinte frase: “Escreve se te formigarem os dedos – só assim vale a pena”. Compondo uma seleção de 29 poemas, Layse Barnabé de Moraes leva essas palavras como uma máxima em seu livro “Molhados & Escorregadios”, que terá relançamento neste sábado (23). O evento tem entrada gratuita e irá ocorrer na Livraria Olga (rua Pio XII, 313, Centro), a partir das 16h, seguido de um bate-papo sobre o livro com a autora.

O relançamento do livro faz parte do último dia da programação da 1° edição do Festival Brava. A obra literária conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e estará à venda no dia do relançamento e também na loja virtual do Grafatório.

Usando a água como metáfora norteadora de seus escritos, o livro de Moraes traz desenhos de Carolinaa Sanches, projeto gráfico de Gabriela Campaner e Pablo Blanco, e edição de Felipe Melhado. Os livros foram costurados artesanalmente por Letícia Albanez, e têm acabamentos do tipógrafo Silvio Valduga.

Como contou a escritora Layse Barnabé de Moraes, lançado em dezembro de 2023 pelo Grafatório, o livro foi o resultado de seus processos de escrita durante os últimos 10 anos. Reunindo o embate entre a dualidade da cura e maldição em seus escritos, suas inspirações permeiam tanto a memória, a ficção e a realidade das histórias que carrega consigo e das mulheres à sua volta, quanto em suas paranoias, medos e obsessões.

“A partir disso, e também da pesquisa sobre a escrita das mulheres que fiz no doutorado, fui entendendo que existia ali naqueles poemas uma constância: os mundos internos, o molhado de dentro, os rios inventados da infância, o ventre materno”, salientou Moraes.

Como jornalista e doutoranda de Letras, sua obsessão com a linguagem e, sobretudo, com a escrita, fizeram Layse trilhar esses caminhos. Com o desejo de se libertar e transbordar as margens da rigidez de uma escrita acadêmica e jornalística, Moraes usa a poesia como forma de encontrar, nesse espaço, um abraço intenso com seus anseios pela liberdade e experimentação.

Em seu processo criativo, a poesia cria-se a partir da conexão com suas histórias e daquilo em que Moraes deseja contar. Com um caderno sempre à espreita, o gatilho para suas produções pode variar entre o ouvir de uma palavra, música ou frase, seguindo o fluxo de consciência na escrita que faz seus dedos formigarem.

Foto: Divulgação

A escritora explicou que o título “Molhados & Escorregadios” surgiu da recorrência da metáfora da água em seus escritos. Após o lançamento do livro, ela teve contato com o ensaio da escritora canadense Anne Carson sobre o caráter fluido da mulher. Esse encontro com o texto de Carson contribuiu para que a imagem da água, presente de várias maneiras em suas poesias, ganhasse ainda mais destaque em sua obra.

Para a criação do livro, suas inspirações literárias surgiram através das diversas mulheres que a inspiraram a criar. Entre elas Ana Cristina Cesar, com sua proximidade íntima aos leitores, que não passa de um disfarce para fazer literatura o tempo todo. Angélica Freitas, considerada pela jornalista uma das maiores poetas da geração. Natalia Timerman, a quem dedica o poema “Copo vazio”. E Mar Becker, uma de suas poetas contemporâneas favoritas e quem assina a orelha de Molhados & Escorregadios.

Pelo ímpeto de criar – Sobre a importância que a linguagem poética exerce em sua vida e na escrita, a autora afirma que, para ela, a criação literária é cura, poder e revolução, mas também desamparo, limite e fronteira. “É muito ambivalente. Mas é, sobretudo, um desejo profundo que está sempre me procurando e que também procuro de volta. Então não é pouca coisa. A literatura é a matéria com a qual tenho sustentado minha vida em todos os aspectos – no sentido prático de trabalho e subjetivamente também”, ressaltou.

Lançar o seu livro novamente é, segundo a artista, uma oportunidade de entender e trocar com seus leitores formas de como o livro e as palavras podem preencher e reverberar sobre eles. Dessa vez, o lançamento será na Olga, mas a ideia é fazer outros eventos para que Molhados & Escorregadios continue a tocar diversas pessoas.

Segundo a artista, realizar o evento na livraria traz para Londrina algo que era necessário. “A cultura na rua, no coração da cidade, ao acesso de quem está passando por ali naquele momento”, salientou.

No momento, seus planos são continuar com a escrita poética. Apesar de estar em um período mais silencioso, a escrita sempre permaneceu – e permanece – em sua vida. Para o futuro, a ideia é também retomar outros gêneros literários como contos, crônicas e até mesmo um romance, em que já começou a trabalhar.

Festival Brava – Com o objetivo de valorizar a diversidade e a música independente, o Festival Brava surgiu com a iniciativa de construir espaços inclusivos e acolhedores à comunidades historicamente marginalizadas. Esse ano, o festival teve a sua primeira edição.

Junto ao relançamento do livro, também ocorrerá, às 17h, na Livraria Olga, o show Curva de Rio, com a multiartista, amiga e ilustradora de Layse Moraes, Carolinaa Sanches, junto a baixista e cantora Mari Franco. Logo após, haverá bate-papo sobre Molhados & Escorregadios.

Com uma equipe composta de artistas, educadoras e produtoras culturais exclusivamente femininas, o festival trouxe em sua programação diversas artistas da cena local e de outras regiões do Brasil. Sendo elas Luana Flores (Paraíba), Pensanuvem (SP), Nate Monaco, Luciana Telles, Layse Moraes, Carolinaa Sanches e Mari Franco.

SERVIÇO

Livro: Molhados & Escorregadios

Autora: Layse Barnabé de Moraes

Preço da unidade: R$65,00

Onde adquirir: Site do Grafatório e presencialmente no evento

Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos