Destaques

Prefeitura cria cargos para Secretaria de Assistência Social

AdamaLJP

Além de investir em mais funcionários, a Prefeitura vai permitir que instituto credenciado utilize imóvel público para ações sociais

 

Na manhã de hoje (10), o prefeito Alexandre Kireeff sancionou duas leis municipais que auxiliarão na melhoria do atendimento da assistência social em Londrina. A primeira refere-se à Lei 12.185, que cria vagas de cargos de provimento efetivo para a Secretaria Municipal de Assistência Social; a segunda, Lei 12.193, diz respeito à permissão de uso de um imóvel localizado no Conjunto Eucaliptos para o Instituto Adama Brasil.

Ao todo, o município disponibilizará 52 vagas, sendo 30 de contratação imediata ainda em 2014 e 22 conforme as condições orçamentárias do município. As vagas são para Gestor Social (Serviço Social), Promotor de Saúde Pública (Serviço de Psicologia), Técnico de Gestão Pública (Assistência de Gestão) e Agente de Gestão Pública.

AdamaLJ4PDe acordo com a secretária de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, as vagas são para regularizar alguns serviços que ainda são executados por Organizações Não Governamentais (ONG) e para a ampliação de equipes que estão em serviço. “Após a sanção do prefeito, vamos realizar o chamamento. Há um concurso público aberto, em que conseguimos chamar estes profissionais. De 30 faremos já o chamamento, para os outros 22 precisamos de um aporte financeiro para garantir a contratação”, explicou.  

Telcia complementou que a Secretaria Municipal de Assistência Social precisa hoje de mais 150 servidores. “Ainda temos cinco CRAS executados por ONGs e outras instituições parceiras, ou seja, isso é uma regularização que precisamos fazer. Esses primeiros 30 servidores nos dão a possibilidade de regularizar a situação de dois CRAS”, disse.

Durante a solenidade, o prefeito Alexandre Kireeff disse que uma de suas principais preocupações para AdamaLJ2Po próximo ano é a Secretaria Municipal de Assistência Social onde ele pretende investir em melhorias. Exemplo disso é a lei para a criação de mais vagas para aquela pasta. Kireeff também ressaltou que o Poder Executivo percebe a importância dos atendimentos da assistência e por isso propôs medidas que foram aprovadas pela Câmara de Vereadores.

Lei 12.193 – Adama Brasil

A segunda lei sancionada hoje, a Lei 12.193, estabelece o uso de um imóvel de 3.349,80 m², localizado na Chácara de Terras, Conjunto Eucaliptos, ao Instituto Adama Brasil. Nesse espaço encontrava-se o Centro de Atendimento à Criança João Goulart, de propriedade do Município de Londrina. Agora o Instituto Adama tem permissão para utiliza-lo com projetos sociais.

Segundo Telcia, o espaço cedido é grande e foi reformado há pouco tempo pelo Município. “Aquele local já foi usado pela Secretaria Municipal de Saúde. Nós abrimos um chamamento público no Conselho da Criança para que instituições se manifestassem sobre o interesse de utilizar o espaço, até porque a Saúde, a Educação e a Assistência Social já haviam se manifestado afirmando que não conseguiriam utilizar o local. Neste chamamento, o Instituto Adama foi o único que se manifestou. E o Conselho Municipal e o Conselho Estadual autorizaram o uso”, explicou a secretária.

O presidente da Adama Brasil e do Instituto Adama, Rodrigo Gutierrez, explicou que no local serão ampliadas as atividades que o Instituto Adama realiza em Londrina como, por exemplo, a escola de dança, de futebol, de cursos profissionalizantes e a escola aprendiz.

AdamaLJ3P“A região em que a gente atua é de alta vulnerabilidade social. Aumentamos ano a ano o número de crianças e adultos atendidos pelo Instituto. Porém, chegou um momento em que foi preciso ter uma infraestrutura maior e contando com essa estrutura que estava ao nosso lado e que a Prefeitura não fazia uso, a gente viu uma grande oportunidade de aumentar o número de pessoas atendidas pelos nossos programas e a qualidade da estrutura”.  

Atualmente, são atendidas até 200 crianças em aulas de dança e de futebol; outros 60 adultos que participam de qualificação profissional e, em torno, de 20 jovens aprendizes.  A expectativa do Instituto é dobrar esse atendimento até 2015.

O Instituto Adama é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e possui registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o título de Utilidade Pública Municipal.

O Instituto pertence a Adama Brasil, sucessora da antiga Milenia.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos