Semana da Consciência Negra movimenta a cidade
Nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, repartições públicas municipais funcionarão normalmente
Atividades em prol da reflexão sobre a presença, contribuição e memória dos diferentes grupos que fazem parte da população negra integram a programação da Semana da Consciência Negra. As ações são organizadas pela Gestão Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Londrina e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Hoje (18), às 19h, na UEL, o destaque é a mesa redonda “80 anos da presença negra em Londrina – os desafios de ontem e hoje”, com o Dr. Oscar Nascimento, Dr. Paulo Tavares, Bernardo Pellegrini e Mariana Panta. Na sequência, no mesmo local, serão lançados os livros “Dona Vilma: Cultura Negra como expressão de luta e vida”, de Jairo Pacheco e Maria Nilza da Silva (Orgs) e “Negro em Movimento: A trajetória de Doutor Oscar Nascimento”, de Alexsandro Eleotério, Mariana Panta e Maria Nilza da Silva.
Várias escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil trarão mostras de trabalhos sobre educação das relações étnico raciais. As mostras são resultado das atividades realizadas durante o ano em relação à Lei 10.639/03. Alguns desses trabalhos poderão ser vistos a partir de quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores.
Ainda no dia 20 de novembro, as atividades de celebração do Dia da Consciência Negra estarão concentradas no Espaço Cultural Vozes Barrocas, onde também está acontecendo a 29ª Mostra Palmares.
Feriado do Dia 20 de Novembro
Este ano, as repartições públicas municipais funcionarão normalmente durante o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O feriado foi suspenso por uma liminar de inconstitucionalidade. Apenas os alunos das escolas municipais não terão aula nesta quinta-feira (20).
A gestora municipal de igualdade racial, Sandra Rocha, explicou que outras atividades acontecem na UEL e nas Vilas Culturais, como a Gibiteca da zona norte. “O feriado está suspenso, mas a luta por igualdade racial dos herdeiros de Zumbi dos Palmares e milhares de outros heróis e heroínas, anônimas ou não, continua presente em Londrina e no Brasil”, ressaltou Sandra.
Programação
19/11 – às 20h, jantar de comidas típicas africanas para os alunos e professores da Escola Estadual do Distrito de Maravilha com desfile de trajes típicos da cultura africana. Rua Ivai, 170, Distrito de Maravilha.
20/11 – às 16h, programação cultural kizomba, música, dança e poesia no Espaço Cultural Vozes Barroca, na Rua Villa Lobos, 450. Entrada franca.
22/11 – às 21h, apresentação musical da banda Simprenei, no Espaço Cultural Vozes Barroca. Entrada franca.
22/11 e 29/11 – às 18h30, roda de capoeira Angola, na Vila Cultural Brasil, que fica na Rua Uruguai, 1.656.
30/11 a 15/12 – às 10h, abertura da 29ª Mostra Afro-Brasileira Palmares de Artes Plásticas, no Centro Cultural da Zona Norte, que fica na avenida Saul Elkind, 450.
30/11 – às 12h, V Feijoada Solidária, na Vila Cultural Flap, Centro Comunitário da Associação de Moradores do Conjunto Aquiles Stenghel com apresentações culturais. A ação será na rua Vergílio Perin, 935.
04/12 – às 20h, exibição do filme “Pelo Malo” (exclusivo para Londrina), da diretora Mariana Rondón, da Venezuela, no Cine Com Tour, que fica na avenida Tiradentes. Os ingressos custam R$ 8,00.
04/12 – às 19h30, lançamento do calendário Afro-2015, no Cine Com Tour, que fica na avenida Tiradentes.