Cidadão

Primeira Festa Literária de Londrina abre editais para artistas e expositores

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 15 de abril; os dois editais trazem oportunidades para atrações artísticas e exposição e comercialização de livros  

Os amantes da literatura poderão desfrutar de uma nova festa inteiramente dedicada a essa arte em Londrina. Para participar do evento, a 1° Festa Literária de Londrina (FLIL) está com dois editais abertos à comunidade de Londrina e região. Destinados à participação de atrações artísticas e exposição e comercialização de livros, as inscrições são gratuitas e vão até as 18h do dia 15 de abril.

Com o objetivo de movimentar a cena literária, os editais contemplam uma série de oportunidades. O edital das atrações artísticas é destinado a músicos, contadores de história, escritores e artistas interessados. Dividido em 3 categorias – Apresentação musical, Contação de História e Sarau – a seleção ocorrerá por meio da avaliação da qualidade artística, diversidade e relação com as linguagens literárias apresentadas pelas propostas. Os selecionados serão avisados via telefone ou e-mail, e por meio das redes sociais do projeto (@festaliterarialondrina). Para realizar as inscrições e obter mais detalhes sobre o edital, consulte o edital.

Foto: Divulgação

Já o edital dos expositores e comerciantes de livros são destinados a todas as livrarias, editoras, escritores independentes, coletivos culturais e artistas gráficos interessados. Serão oferecidas mesas e cada expositor poderá levar, além dos materiais a serem comercializados, um banner e dois expositores verticais. Para expor seus produtos, os expositores deverão concordar com a doação de 10% das vendas em livros para a Biblioteca Pública de Londrina, que serão solicitados ao fim do festival. Mais informações sobre os critérios e inscrições estão disponíveis no edital.

Segundo um dos integrantes da comissão organizadora do FLIL, Rafael Silvaro, as inscrições serão selecionadas de acordo com as propostas e a organização das atividades da festa. “Os critérios de seleção vão estar atrelados principalmente à originalidade e também à movimentação literária. O trabalho precisa estar dentro de um viés cultural”, explicou.

Silvaro comentou que as expectativas da equipe em relação à participação da comunidade londrinense são de que a população possa participar ativamente, atraindo não só interessados em arte no geral, mas também os demais públicos. “A gente quer que a comunidade, mesmo interessada em arte e cultura, também reconheça a importância do festival. Do mesmo jeito que a cidade tem festival de teatro, festival de música, a literatura também é importante nesse cenário.”, salientou o organizador.

O organizador ressaltou ainda que o edital visa não apenas aumentar a visibilidade e as oportunidades no cenário local, mas também contribuir para o currículo e histórico profissional dos participantes. Além disso, ao pagar cachês, reconhece-se a importância das manifestações artísticas dos participantes.

Festa Literária de Londrina – A primeira Festa Literária de Londrina ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho, das 13h às 19h e das 10h às 17h, respectivamente. Sua programação é composta por uma feira de livros, bate-papos, programação artística e três oficinas formativas que visam preparar escritores para a profissionalização.

Com o vislumbre de uma cidade que vem há 10 anos crescendo no mercado literário, os idealizadores da FLIL viram a urgência que as festas e feiras literárias em Londrina necessitavam. Como forma de facilitar o acesso à comunidade, a Biblioteca Pública foi escolhida como sede do evento.

As três oficinas formativas serão realizadas três semanas antes do evento oficial, a partir do dia 27 de maio. Com a duração de quatro dias cada, a primeira oficina abordará a preparação de livros e textos originais que não tenham sido publicados pelos escritores.

A Festa Literária de Londrina conta com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, viabilizados pela Secretaria Municipal de Cultura.

Texto: Manu Barioni, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

(atualizada às 17h03 de 12 de abril de 2024)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos