Cidadão

Oficina Criativa em Educação Patrimonial inicia etapa presencial neste sábado (6)

Projeto “Patrimônio Cultural e Identidades: Oficina Criativa em Educação Patrimonial” é voltado a professores da rede municipal e tem apoio do PROMIC

Neste sábado (6), haverá o lançamento do projeto “Patrimônio Cultural e Identidades: Oficina Criativa em Educação Patrimonial”, destinado a professores da rede municipal de ensino de todas as regiões da cidade. Coordenado pelo professor doutor Leandro Henrique Magalhães e acompanhado por Eliane Aparecida Candoti, Ketlin Kauane Correa de Góes e Caio Cesaro, o projeto possibilitará uma jornada de descobertas e aprendizado sobre questões teóricas e práticas relacionadas à Economia Criativa e ao Patrimônio Cultural. O lançamento será às 8h na Associação Médica de Londrina (AML), localizada na Avenida Harry Prochet, 1.055.

A etapa virtual do projeto, que também se inicia em abril, oferece componentes fundamentais que abordam temas como a Introdução à Economia Criativa, Processo Cultural e Economia Criativa, Patrimônio Cultural e Economia Criativa, e Processos Criativos para Economia Criativa. Cada componente tem duração de 30 horas e oferece subsídios teóricos essenciais para as atividades práticas subsequentes.

A etapa presencial, prevista para iniciar neste sábado (6), promete dezoito encontros presenciais ao longo de nove meses. Os temas abordados incluem Identidade Local e Marcos de Memória, Patrimônio Cultural e Natural, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Manifestações Artísticas e Culturais Locais, Potencialidades de uma Cidade que Educa, e Produção de Vídeos no Âmbito do Patrimônio Cultural.

O destaque das oficinas presenciais será a produção de vídeos, utilizando técnicas básicas e roteirização acessível, que serão replicadas nas atividades em sala de aula junto aos alunos da rede municipal, visando a valorização do patrimônio cultural e o fortalecimento da identidade local.

Como parte das atividades, os professores deverão aplicar o aprendizado em sala de aula, havendo momentos de socialização e troca de experiências entre os participantes. Será publicado um E-book com os resultados obtidos, além de uma exposição em formato de banner. Ao final, aqueles que completarem todas as atividades propostas receberão um certificado de especialização.

O projeto tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Secretaria Municipal de Cultura. Conta ainda com a parceria da EduCriativa, empresa que oferece a estrutura necessária para a realização das atividades, garantindo assim a viabilidade e o alcance dos objetivos propostos, e com o Centro Universitário Filadélfia – UniFil, por meio de sua Pró-Reitoria de Pós-graduação.

De acordo com a diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Solange Batigliana, esse projeto é uma iniciativa importante para valorizar a memória cultural e os signos de Londrina. “Através da Secretaria Municipal de Educação, são realizados muitos projetos e programas que ajudam e colaboram para a preservação da memória da cidade”, afirmou.

Texto: Fernanda Ortenzi, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos