Destaques

Londrina Paraná Day reúne representantes nacionais e internacionais de oito países

Evento apresenta o potencial de Londrina e do Estado, propondo meios e ações para atrair oportunidades de negócios de outros países

Na manhã desta sexta-feira (5), foi realizada a solenidade de abertura da segunda edição do Londrina Paraná Day, na programação da ExpoLondrina 2024, realizada no Parque de Exposições Governador Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6.275). O evento reuniu representantes nacionais e internacionais de oito países, possibilitando apresentar as qualidades e potenciais da cidade de Londrina para o Brasil e o mundo, bem como a troca de experiências entre os participantes.

O objetivo do Paraná Day é mostrar o potencial de Londrina e do Estado, propondo meios e ações para atrair oportunidades de negócios de outros países. A realização é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMG) e do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Foto: Emerson Dias / NCom

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que o evento recebe representantes de diversos países, os quais poderão trazer investimentos para a cidade, ou seja, novas empresas e indústrias. “Contamos com a presença de representantes do Paraguai, El Salvador, Japão, Alemanha, Camarões, Estados Unidos, Itália e Portugal. Este é um momento histórico para a cidade de Londrina, pois temos a Exposição Agropecuária, que é a maior da América Latina, com o Londrina Paraná Day, e isso mostra bem a importância de nossa cidade. Londrina vive um momento muito especial e está recebendo grandes indústrias e empresas, inclusive multinacionais”, disse.

Durante o evento, o prefeito anunciou que irá para a Índia na próxima terça-feira (9), para anunciar a instalação de uma grande indústria de tecnologia que deve gerar cerca de 5 mil empregos na cidade. “Isso vai mudar a história do nosso município. Recentemente, a J.Macêdo anunciou o início da construção de um grande complexo industrial, que contará com diversas fábricas de alimentos, um grande moinho, um laboratório, e um centro de distribuição. Estamos falando de quase R$ 1 bilhão em investimentos. Outras empresas também vieram para Londrina nos últimos anos, como a Sadia/Perdigão, o Centro de Distribuição do Magazine Luiza, as multinacionais Tata Consultancy Services (TCS) e Rizobacter. Tudo isso aponta que a nossa cidade está vivendo um momento muito especial. E o Londrina Paraná Day visa potencializar tudo isso e apresentar Londrina para o Brasil e para o mundo, para que outros investidores de fora também possam investir aqui”, apontou.

Foto: Emerson Dias / NCom

O presidente da Codel, Alex Canziani, enfatizou a importância do Londrina Paraná Day na atração de novos negócios. “Ano passado nós fizemos a primeira edição deste evento e a edição de 2024 já tem recorde de participantes. Nós queremos que este evento seja, cada vez mais, um marco da ExpoLondrina”, disse.

Para o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, Londrina é uma cidade acolhedora, unida com todos os setores produtivos, em prol do desenvolvimento da cidade. “É neste intuito que temos realizado o Londrina Paraná Day, para mostrar as potencialidades da cidade para o Brasil e para o mundo”, frisou.

Representando o governo do Estado do Paraná, o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, fez uma apresentação sobre a Invest Paraná, órgão ligado ao gabinete do governador e do vice-governador. “A nossa ideia é que a Invest Paraná faça a ponte entre o setor privado e o governo de modo geral, seja a nível federal, estadual ou municipal, e hoje nós temos dez representações fora do país”, contou.

Foto: Emerson Dias / NCom

E o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadri, disse que é muito importante que o Londrina Paraná Day integre a ExpoLondrina, que é a maior exposição agropecuária da América Latina. “Nós temos o compromisso com a cidade e região de mostrar o que temos de bom aqui, como o trabalho, o desenvolvimento, a tecnologia, e nós precisamos aproximar o mundo da cidade de Londrina. É um privilégio para a Sociedade Rural do Paraná receber este evento”, afirmou.

O presidente da Acil, Ângelo Pamplona, parabenizou a Secretaria Municipal de Governo e a Codel pela realização do evento. “Londrina tem muito potencial, tem muito a exportar, e este evento coloca a nossa cidade no radar do mundo e possibilita trazer novos investimentos, inclusive para toda a região metropolitana. Com isso, teremos mais empresas, indústrias, e mais desenvolvimento regional”, apontou.

Já o gerente regional do Sebrae, Rubens Negrão, destacou que para o Sebrae é uma grande satisfação participar do evento. “Nós não realizamos nada sozinho, o Sebrae está entre as 20 marcas mais fortes do país, temos uma forte atuação empresarial, e em Londrina não é diferente. Nós trabalhamos com todos os setores do comércio, da indústria, do serviço, do agronegócio, e também atuamos no desenvolvimento local”, explanou.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos