Destaques

Mundo Mágico da Música promete encantar alunos de Londrina

Lançamento da nova edição do projeto Orquestrando o Futuro vai reunir no Ouro Verde mais de mil estudantes e professores da rede municipal

O espetáculo “Mundo Mágico da Música” marca o lançamento da edição 2024 do projeto Orquestrando o Futuro, iniciativa da Artis Colegium, nesta quinta-feira (11), às 9h30 e às 14h30 no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). As sessões são exclusivas para alunos e professores da rede municipal de educação.

Mais de mil alunos serão levados até o teatro para assistir ao espetáculo que passeia pelas tradicionais cantigas de roda que encantam gerações, além de obras de Mozart e Villa-Lobos. A apresentação tem a participação do Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, do músico Marcello Casagrande e da palhaça Adelaide, personagem da atriz Juliana Galante. A apresentação conta com o patrocínio da Itaipu Binacional.

Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

“Estão previstas ainda mais sessões do espetáculo ‘O Mundo Mágico da Música’ para alunos das escolas públicas de Londrina, Concertos Didáticos dentro das escolas e a entrega de um material educativo de apoio do projeto”, adiantou a coordenadora da ação, Irina Ratcheva.

O Orquestrando o Futuro é um projeto coordenado pela Artis Coleguim, que integra o Programa Vencer da Secretaria Municipal de Educação (SME). Com o financiamento e apoio da Prefeitura de Londrina, o programa é realizado desde 2023. Atualmente está presente em 21 escolas municipais por meio de oficinas de musicalização.

Foto: Emerson Dias/ NCom

“Neste ano de 2024, através de patrocínio concedido pela Itaipu Binacional, o projeto adquiriu 200 instrumentos de cordas, que foram distribuídos entre as escolas participantes. Nosso objetivo é contribuir para a democratização do ensino musical e para um modelo de educação que estimule a criatividade e o prazer em aprender, ampliando o acesso dos alunos ao universo cultural. Com o Orquestrando, pretendemos ampliar o atendimento para mais de 1.200 crianças até o fim do ano”, explicou Ratcheva.

Nas apresentações de quinta-feira (11), sobem ao palco do Teatro Ouro Verde o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, composto por Barbara Scarinci (violino), Múcio Lobato (violino II), Natanael Fonseca (viola), Vanderlei de Oliveira (violoncelo) e Jorge Luiz Silva (contrabaixo). O espetáculo terá participação especial da Palhaça Adelaide (Juliana Galante) e Marcello Casagrande (percussão). Na direção artística, Evgueni Ratchev.

Benefícios para os alunos

Foto: Emerson Dias/ NCom

O professor da SME responsável pelo Programa Vencer, Alexandre Segantin contou que um dos grandes diferenciais e indicadores é o acesso ao projeto. “Uma aula de musicalização para os alunos da rede pública ofertada de forma gratuita é algo fantástico. As crianças melhoram a postura, a memória, a interação, a autoestima e ficam motivadas em participar”, destacou.

O projeto Orquestrando o Futuro conta ainda com apoio da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unimed Londrina e Rádio UEL FM.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob direção de Evgueni Ratchev, é considerada como um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, sete álbuns (cds) gravados e vários prêmios nacionais.

O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve os seus projetos com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.

Palhaça Adelaide

A atriz Juliana Galante é quem dá vida à Palhaça Adelaide. Juliana é pesquisadora e educadora e atua semanalmente no grupo Plantão Sorriso, além de ser atriz e produtora na Grita Cia. de Palhaças e criadora da Palhaça Adelaide e seus espetáculos.

Marcello Casagrande

Natural de Londrina (PR), graduou-se em Licenciatura em música pela Universidade Estadual de Londrina, e concluiu seu Mestrado em Percussão – Performance pela University of Missouri – Columbia (USA). Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL).  Na área pedagógica atua como professor de percussão em projetos sociais, escolas e bandas e no curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde 2011 com o pianista Mateus Gonsales formam o Duo Clavis (vibrafone & piano), gravaram dois CDs: “Duo Clavis” (2015) e “Time Lapse” (2021) e vem se apresentando por várias cidades do Brasil, e em festivais na Argentina, Uruguai, Peru e Estados Unidos.

 

Texto:

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos