Cidadão

Cineclube da Vila Cultural Alma Brasil exibe “Os Fuzis” nesta quinta-feira (11)

A sessão é gratuita e começa às 19h30 na Vila Cultural Alma Brasil, localizada na Rua Argentina, 693

Nesta quinta-feira (11), às 19h30, o Cineclube Alma irá exibir o filme “Os Fuzis” de Ruy Guerra. A sessão é gratuita e será realizada na Vila Cultural Alma Brasil, localizada na Rua Argentina, 693, na Vila Brasil.

O filme, lançado em 1964, conta a história de um grupo de soldados que são enviados ao Nordeste do Brasil para tentar impedir que a população, que se encontra faminta devido à seca no sertão, invada um depósito de alimentos. A história aborda temas como a ação do governo, o fanatismo religioso e o retrato da população em meio à fome.

Para o coordenador do Cineclube Alma Brasil, Yan Maran, o filme é um dos mais marcantes do diretor Ruy Guerra. Maran destacou que a produção apresenta alta qualidade estética e traz um tema da realidade que se relaciona ao momento histórico em que foi feita e à proposta do Cinema Novo. “A contribuição desse filme para o cinema brasileiro é muito abrangente, incluindo a estética da sua fotografia, que é uma linguagem rebuscada para a época e reflete o início do Cinema Novo. Além disso, o tema da fome retrata a nossa realidade de um jeito genuinamente brasileiro”, salientou.

Ainda segundo ele, o Cinema Novo brasileiro foi um movimento iniciado na década de 1960 por jovens que tinham vontade de romper com o cinema eugênico estadunidense. “Eles queriam trazer uma linguagem nossa, do Brasil, para poder falar da nossa realidade com as nossas referências e a nossa estética. Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra; todos eles fazem parte desse movimento cinematográfico que tinha inspirações de várias outras vanguardas, da montagem soviética e do neorrealismo italiano, entre outras influências”.

Após a sessão de cinema, haverá um debate sobre o Cinema Novo e a historicidade do filme com Maran e o professor e pesquisador José Abílio Perez Júnior, seguida de uma roda de conversa.

O Cineclube Alma Brasil conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, viabilizados através da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Já a Vila Cultural Alma Brasil tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Texto: Rebeca Vernillo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos