Destaques

Prefeito em exercício se reúne com professora e pesquisadora de universidade portuguesa

Marília Favinha, da Universidade de Évora, veio a Londrina para participar de evento nacional sobre leitura e práticas pedagógicas desenvolvidas em tempos de pandemia e pós-pandemia

Na tarde desta sexta-feira (12), o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, participou de uma reunião em seu gabinete com a professora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, em Portugal, Marília Favinha. Também estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, e a professora Heloísa Botelho da rede municipal, pesquisadora e Mestre em Ciências da Educação, Administração, Regulação e Políticas Educativas pela Universidade de Évora-Portugal.

Favinha chegou a Londrina no último sábado (6), tendo vindo à cidade para participar do II Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas Desenvolvidas nas Escolas em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da Covid-19. Promovido conjuntamente por diferentes instituições de ensino superior, incluindo a UEL, o evento foi realizado on-line, através da plataforma Google Meet, entre terça-feira (9) e hoje (12).

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes. Foto: Emerson Dias/NCom

A docente portuguesa ministrou a conferência de encerramento da programação, intitulada “Práticas de leitura desenvolvidas nas escolas localizadas em Portugal, no período de pandemia e pós-pandemia”.

Além de participar do colóquio, Favinha deu aulas para alunos de cursos de graduação e pós-graduação em pedagogia e psicologia. Também compareceu a reuniões com as equipes administrativas e pedagógicas da UEL. A professora fica em Londrina até domingo (14), quando iniciará um percurso por outras cidades brasileiras, onde também realizará atividades profissionais. Sua viagem de retorno a Portugal será no dia 29 de abril.

A professora Marília Favinha, da Universidade de Évora. Foto: Emerson Dias/NCom

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, afirmou que esse intercâmbio educacional é altamente benéfico para o município. “O ensino é a base do desenvolvimento de uma sociedade, e por isso temos priorizado os investimentos na rede municipal e a aproximação com outras instituições, como a UEL”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que é muito positivo que Londrina possa receber uma pesquisadora e professora tão experiente quanto Favinha, que atua na Universidade de Évora, uma instituição tradicional, com quase 500 anos de história.

“O tema das práticas para estimular e desenvolver a leitura dos alunos no pós-pandemia é um assunto de alta relevância, e através de encontros como esse Londrina permanece conectada ao que há de mais avançado na área da educação”, afirmou Moraes.

O secretário municipal de Governo, procurador-geral do Município e professor da UEL, João Luiz Esteves. Foto: Emerson Dias/NCom

Favinha contou que já havia colaborado anteriormente com professores e pesquisadores da UEL, mas ainda não tinha estado na universidade. “Já havia vindo várias vezes ao Brasil, mas essa é a minha primeira vez em Londrina. Achei a universidade muito organizada e com uma excelente dinâmica de produção científica. Gostei muito da cidade; é grande, tranquila e inovadora, e vê-se que desenvolve muitos programas sofisticados na área da educação”, pontuou.

Segundo o secretário municipal de Governo e procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, que também é professor do departamento de Direito Público da UEL, Londrina tem se consolidado cada vez mais como um polo educacional em âmbito nacional. “Esse encontro entre a Prefeitura, a UEL e a professora Marília demonstra a união de forças que trabalham pela melhoria da educação em Londrina. É salutar que estejamos discutindo aqui as questões relativas à recuperação do ensino e do desenvolvimento dos alunos no pós-Covid. Mais uma vez, Londrina se mostra antenada às questões atuais”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos