Cidadão

Reunião do Calma apresenta Guia Alimentar

Último encontro do ano recebe a nutricionista Sandra Fernandes para falar sobre o Guia Alimentar lançado pelo Ministério da Saúde

 

calma.aleitamento.ARQUIVO.2O Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno (Calma) realizará na próxima terça-feira (2), às 14h, sua última reunião do ano. Na pauta, o destaque será para a palestra com a nutricionista e mestre em Nutrição em Pediatria, Sandra Fernandes, que irá falar a respeito do Guia Alimentar para a População Brasileira 2014, lançado em outubro pelo Ministério da Saúde. A reunião acontecerá no Centro de Pastoral Bom Pastor, que fica na rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco.

O guia traz informações sobre como a população pode realizar uma alimentação mais consciente, priorizando o consumo de alimentos saudáveis, menos industrializados e cultivados por meio de processos que preservem o meio ambiente. Além disso, serão discutidos os informes gerais e o planejamento da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2015.

As ações e a importância do Calma

Este ano o Calma comemorou 20 anos de existência. Trata-se de um programa pioneiro no país, atuando na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em Londrina e região. Diversas ações do comitê podem ser destacadas  e, segundo a coordenadora, Lilian Poli de Castro, este foi um ano importante para o fortalecimento das redes de atenção ao aleitamento.

Uma das principais ações foi a discussão, juntamente com diretores e supervisores dos 14 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEI), sobre a possibilidade de realizar o armazenamento diário do leite materno das mães que têm seus filhos nos berçários. “As nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família realizaram visitas nos 14 CMEI com berçário 1, para verificar as condições que eles se encontravam para receber o leite materno”, ressaltou a coordenadora.

Em 2014, o Calma recebeu, da Câmara Municipal de Vereadores de Londrina, o Diploma de Reconhecimento Público por causa das ações realizadas nesses 20 anos, em prol da promoção do aleitamento materno na região. O programa foi convidado pelo Ministério da Saúde, em 2007, a participar da criação e implantação da política nacional Rede Amamenta Brasil.

 

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos