Cidade

Secretaria do Idoso recebe visita de representantes do Município de Passo Fundo

Durante a visita, foram realizados encontros técnicos para apresentar as políticas públicas e os serviços municipais voltados à pessoa idosa

Na última terça-feira (16), a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) recebeu o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, e a coordenadora de Atenção ao Idoso daquele município, Tânia Mara Carraro. O objetivo do encontro foi apresentar às autoridades sul-rio-grandenses a rede de serviços municipais e as políticas públicas voltadas à pessoa idosa em Londrina.

Anteriormente, a SMI havia sido procurada pela equipe da Prefeitura de Passo Fundo para viabilizar essa iniciativa, devido à notoriedade das ações realizadas em Londrina, que tornam a cidade uma referência na oferta de serviços e políticas públicas voltadas a pessoas idosas. Entre outros reconhecimentos, Londrina se destaca pela certificação internacional de Cidade Amiga do Idoso, concedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O encontro, dividido em dois momentos, foi destinado à apresentação geral dos trabalhos que a Secretaria realiza, bem como um momento cultural e trocas técnicas relevantes.

O primeiro compromisso do dia foi realizado das 9h30 às 11h30, na sede da Secretaria, localizada no prédio da Caapsml (Avenida Duque de Caxias, 333, Centro Cívico). Na ocasião, os representantes de Passo Fundo participaram de uma reunião técnica realizada em conjunto com diretores, gerentes, técnicos e assessores da SMI. Também esteve presente a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Luciana Ferreira Alvarez.

Foto: SMI/Divulgação

A reunião foi conduzida pela secretária do idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon. Entre outros assuntos, foram apresentados os detalhes da rede de atendimento, incluindo informações relevantes acerca das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e do atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação abordou ainda os serviços de fortalecimento de vínculos dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) e os atendimentos gerais da Secretaria, bem como o panorama das políticas públicas do município voltadas à pessoa idosa.

“Ficamos orgulhosos quando outros municípios nos procuram para conhecer as políticas municipais voltadas às pessoas idosas em Londrina. Temos avançado muito em relação à oferta de serviços, e contamos com uma rede socioassistencial fortalecida, um Conselho atuante e a participação na Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa. Claro que avanços ainda são necessários, porém, Londrina atualmente vem se tornando referência no atendimento à população idosa”, afirmou a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon.

O vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, se disse muito satisfeito por poder participar dessa troca de experiências. “Gostaria de agradecer e parabenizar o trabalho feito pela gestão de Londrina através da SMI, da secretária Andrea e toda a sua equipe. Ao longo dos anos, eles têm atuado muito em prol das pessoas mais velhas, aquelas que construíram a história da cidade, e formaram famílias e comunidades. Hoje, esses cidadãos têm a oportunidade de contar com espaços nas políticas públicas em vários programas voltados aos idosos. Fiquei encantado em ver toda a equipe da SMI e os idosos felizes com a sua participação nos espaços que o poder público tem oferecido em Londrina”, contou o vice-prefeito, João Pedro Nunes.

Foto SMI/Divulgação

Em seguida, a partir das 14h, os representantes foram convidados para uma Tarde Festiva direcionada aos idosos e à comunidade local, realizada no CCI da região norte (Rua Luís Brugin, 570). No local, os presentes assistiram a uma apresentação cultural do coral do Projeto Vozes, que é uma das oficinas promovidas pela Prefeitura em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSC), com recursos do CMDPI. O grupo é composto por cerca de 80 idosos, coordenados pela regente e professora Rose Andrea Castanho, acompanhada da pianista Cleciane Pugsley. Na oportunidade, também foram realizadas conversas técnicas para troca de informações sobre a rede de serviços de atendimento à pessoa idosa.

Hoje, Londrina está entre as 10 cidades brasileiras com maior qualidade de vida para idosos e este resultado positivo advém do conjunto de políticas públicas desenvolvidas na cidade. Dentre elas, estão ações nas áreas da saúde, assistência social, cultura, desenvolvimento econômico, educação, segurança pública, habitação e participação social, entre outras, que resultam em qualidade no envelhecimento e melhores índices de longevidade com qualidade de vida. 

Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

(editada às 13h37 de 18 de abril de 2024)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos