Biblioteca Viva Itinerante faz ações culturais sábado e domingo
As instalações da biblioteca serão feitas no Jamile Dequech e no Tóquio. Ideia é incentivar o gosto pela leitura nas crianças
A Biblioteca Viva Itinerante realizará neste final de semana duas ações culturais com troca de livros, e diversas oficinas. As ações serão as últimas do ano e acontecerão sábado (6), na praça do Conjunto Jamile Dequech, e no domingo (7), na Praça da Mangueira, no Jardim Tóquio, ambas das 15h às 18h.
Essas ações são voltadas ao público infantil para proporcionar mais cultura e diversão às crianças. O projeto Biblioteca Viva Itinerante tem apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e existe há seis anos. O intuito é fazer com que as crianças sejam influenciadas pelo gosto à leitura, já que elas podem levar livros de casa para trocarem por outro do acervo móvel da biblioteca.
Os atores Fernando Goes e Daniela Fiorucci fazem instalações nas praças dos bairros, que além das trocas de livros também realizam oficinas de perna-de-pau, modelagem de biscuit, acrobacias, artes circenses, pintura, entre outros. Ao final, as crianças apreciam um show de humor com os palhaços da Famiglia Coisa Fina e demais artistas convidados.
De acordo com Goes, o incentivo à leitura é muito importante, pois muitas crianças nunca tiveram contato com a literatura, principalmente infantil. “Já tivemos crianças que vieram de casa com listas telefônicas e até jornais velhos, pois não tinham livros em casa. Conseguimos fazer com que elas adquirissem o gosto pela leitura”.
Além das instalações, a biblioteca também faz ações de passagem pelos bairros, anunciando as trocas de livros. A cada mês, segundo Goes, uma média de 500 livros são trocados.




