Destaques

Profissionais de Londrina se formam em especializações do Ministério da Saúde

Cursos fazem parte do Projeto de Apoio ao SUS e trazem especializações em três áreas do atendimento e gestão da saúde

Cursos fazem parte do Projeto de Apoio ao SUS e trazem especializações em três áreas do atendimento e gestão da saúde

Foi realizada, na manhã de hoje (11), a solenidade de encerramento das especializações executadas pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) em parceria com o Ministério da Saúde (MS). A cerimônia foi no auditório do Instituto de Ensino Superior de Londrina (INESUL) e contou com a presença de mais de 100 pessoas.

Cursos fazem parte do Projeto de Apoio ao SUS e trazem especializações em três áreas do atendimento e gestão da saúdeOs cursos fazem parte do Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) e puderam participar 65 servidores da Secretaria Municipal de Saúde e 43 profissionais da 17ª Regional de Saúde. Desde abril deste ano, eles participaram das especializações em Regulação em Saúde, Gestão da Clínica, e Educação em Saúde para preceptores no SUS. Ao todo, foram 360 horas de curso.

O secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, explicou que com estas especializações, a rede capacita seus funcionários e pode melhorar o atendimento. “Podemos ampliar e melhorar nossa assistência com estes cursos. Também estamos em andamento com a especialização em saúde da família, que deve ter início no próximo ano e provavelmente vamos realizar a seleção dos candidatos no início de 2015. Isso ajudará os médicos a se interessarem mais em relação ao SUS. Há quase 100 vagas abertas que precisamos preencher e pra isso vamos capacitar nossos médicos”, explicou El Kadri.  

A secretária municipal de Saúde de Cambé e presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde, Maria de Brito Lo Sarzi, agradeceu a parceria das entidades envolvidas e ressaltou a necessidade de mais especializações e capacitações para os profissionais que atendem ao SUS.

“Esse é um curso que desde o início demos crédito, porque o próprio nome refere-se ao apoio ao SUS. Sua realização é importante, porque os maiores beneficiados são nossos usuários. Durante o desenvolvimento das atividades, ouvimos muitas propostas boas que serão avaliadas e valorizadas de acordo com a demanda daqui da região. Queremos que oportunidades como destes cursos sejam replicadas”, finalizou Maria.

 

Sobre o curso
Cursos fazem parte do Projeto de Apoio ao SUS e trazem especializações em três áreas do atendimento e gestão da saúdeOs principais objetivos do desenvolvimento das especializações foram: o fortalecimento de regiões de saúde e redes de atenção à saúde; a ampliação do acesso, humanização e integralidade do cuidado em saúde; a articulação de processos de formação em cenários do SUS, e a disseminação de ferramentas de gestão da clínica para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de saúde, com qualidade.

Para se formarem, os participantes precisaram desenvolver um projeto aplicativo de intervenção na realidade e todos fizeram um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Uma mostra dos projetos desenvolvidos esteve exposta no auditório do Inesul.

Os cursos foram realizados através de uma parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos