Inscrições abertas para o curso gratuito “Técnicas para camareira de meios de hospedagem”
A formação é oferecida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres com aulas presenciais no Senac; as inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp do COM (43) 9 9945-0056

Para oferecer a oportunidade de aumentar conhecimentos e habilidades referentes à função de camareira, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está com inscrições abertas para o curso de qualificação “Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem”.

A iniciativa é oferecida mediante contrato da SMPM com o Senac e, também, uma ação integrante do calendário da SMPM para o Mês das Mães. As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, do dia 27 de maio até 8 de julho, das 14h às 17h na unidade do Senac Centro. O endereço é Rua Raposo Tavares, 894.
Ao todo, foram disponibilizadas 25 vagas para mulheres a partir dos 18 anos. As inscrições devem ser feitas através do WhatsApp do Centro de Oficinas para Mulheres (COM) – (43) 9 9945-0056.
Segundo a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, ser camareira de hotel vai além de apenas fazer a limpeza dos quartos. “É uma profissão essencial para o setor hoteleiro, que exige responsabilidade, atenção aos detalhes e habilidades interpessoais. E a certificação abre, com certeza, melhores oportunidades de trabalho”, ressaltou
Por meio dessa qualificação, as participantes vão entrar em contato com conteúdos relacionados à organização dos processos de trabalho em meios de hospedagem; como limpar, higienizar e arrumar unidades habitacionais dentro da hospedagem; e de qual forma é possível verificar recomendações e prioridades, conforme indicado nos documentos da governança.
Além disso, as participantes irão aprender a organizar um carrinho de serviço e abastecer o ponto de apoio com utensílios, equipamentos, produtos de limpeza e itens de reposição. A formação abrange, também, os fundamentos do turismo e hospitalidade com temáticas relacionadas aos conceitos, abrangência da hospitalidade, diversidade cultural, relações com o outro e o bem-receber.
Por fim, serão repassados os meios de hospedagem com conteúdos relacionados a tipologia de empreendimentos hoteleiros, tipos e categorias de unidades habitacionais e organograma e como realizar vistoria de check-out e informar divergências à recepção.
De acordo com a professora que vai conduzir essa formação, Danielle Manso Muniz, o curso pretende capacitar o profissional para proporcionar novas experiências aos hóspedes, impactando na satisfação e fidelização do cliente. “O curso busca proporcionar para as mulheres, primeiramente, novos conhecimentos, valorização pessoal, reconhecimento de novas oportunidades de trabalho e geração de empregos”, afirmou.
Para as aulas, Manso conta que será utilizada uma metodologia de simulações e aprendizado baseado em casos e projetos, para melhor compreensão dos conteúdos.
Texto: Luiza Arlindo, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Atualizado em 15 de maio de 2024, às 13h25