Cidade

Kireeff entrega ambulâncias, ônibus e motos para bombeiros e Guarda Municipal

Ao todo são 16 veículos. Na cerimônia, prefeito diz que vale a pena economizar para aplicar o dinheiro em benefício da população

O trabalho do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal (GM) de proteção e segurança à população recebeu mais investimento. O prefeito Alexandre Kireeff entregou, nesta manhã (30), um total de 16 viaturas entre ônibus, ambulâncias, carros utilitários e motocicletas. A entrega ocorreu no Centro Cívico, em frente à FunrebomLJ5Pentrada principal da Prefeitura.

O prefeito conferiu para o 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Londrina, representado pelo major Ricardo Teixeira, três ambulâncias, uma caminhonete diesel (4×4) e dois carros utilitários. Os veículos somam R$ 820.549,00 e foram conseguidos por meio do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que é gerenciado pelo município e tem como fonte a taxa de combate a incêndio embutida no IPTU.

Kireeff, em depoimento, expôs a importância do rigor fiscal que reflete benefícios diretos à população. “O controle das contas públicas é fundamental para que nós possamos implementar, efetivamente, políticas públicas em favor da cidade. As aquisições ao longo de dois anos através do Funrebom é a demonstração de que vale a pena ter rigor fiscal, vale a pena aplicar os remédios amargos e tão impopulares em certos momentos, porque o retorno é sempre muito bem-vindo e sempre diretamente em favor da população londrinense”.

 

Investimento em ações contra o crack

 

Londrina foi a segunda cidade no Paraná a implantar o programa federal “Crack é Possível Vencer”. Essa é uma ação integrada que envolve as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Defesa Social. O programa trabalha a partir três frentes de atuação: prevenção, cuidado e autoridade. Dentro desses eixos, integra vários grupos sociais para trabalhar na prevenção, combate, reabilitação e reintegração social.

 

A Guarda Municipal recebeu hoje quatro motos, quatro carros e dois ônibus de videomonitoramento, FunrebomLJ6Pequipados com cinco câmeras e quatro monitores cada um. Além dos veículos, a GM receberá um reforço de 100 armas de choque e 300 sprays de pimenta, os investimentos somam R$ 2.243.534,00. Todos os veículos e equipamentos são provenientes de recursos do Governo Federal, destinados ao programa.

 

Para a secretária de Assistência Social, Télcia Lamônica, membro do Comitê Gestor do programa “Crack é Possível Vencer”, o recebimento dos equipamentos é importante, pois fortalece o desenvolvimento da ação na cidade. “O programa tem três eixos, o do cuidado, da prevenção e do enfrentamento. Os equipamentos adquiridos são uma grande conquista, vai nos ajudar muito. Eles são para a guarda municipal que trabalha no eixo do enfrentamento, isso vai qualificar e potencializar a ação de vigilância e monitoramento que a guarda vai fazer nos pontos de drogas”.

 

De acordo com o coronel Guimarães, o programa tem um trabalho diferenciado para o combate ao crack. “No ano passado foi feito um treinamento de polícia comunitária especificamente para abordagens relacionadas ao crack e dependências, 40 guardas municipais e 40 policiais militares receberam o treinamento. É um trabalho diferenciado, o dependente não é tratado como marginal e sim como um dependente, uma pessoa que precisa de acompanhamento e assistência, como um doente”.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos